Pessoal, no final dessa matéria tem um link para ouvir no Youtube.
Aos seguidores de plantão de Chico Xavier, meu salve.
Amigos de ideal. Jesus conosco.
Toda a sensibilidade afetiva do insigne poeta português João de Deus, se reflete nessa obra, muitos versos em forma de trovas riquíssimas em ensinamentos, dedicados às crianças. Ressalta os conceitos de educação, família e caridade, propiciando a compreensão da vida à luz da moral cristã.
Nessa 29º obra da lavra mediúnica de Chico Xavier “Jardim da Infância”, com seus 25 capítulos, fora lançado em 1947. São narrações em prosas inspiradas pelo poeta João de Deus. São elas: Oração dos Meninos, Quadro Matinal, Conselho Materno, Meu Lar, os Pais, Estudante, A Escola, O Livro, Lembrança, Primavera, Natureza, O Vagabundo, Velhinhos, Caridade Doce Irmã, Feliz, Ao Recreio, Grande Tolo, Simão o Mendigo, Conversando, Essa Velhinha, Palavras de Vovô, O Irmãozinho, Rendendo Graças, Resposta de Mãe, Prece.
Mas quem é esse poeta João de Deus de Nogueira Ramos, conhecido como João de Deus?
Vide na mais informações sobre João de Deus de Nogueira Ramos e sobre seu filho João de Deus Ramos. Vide também uma referência a um site sobre João de Deus na nota 2 do cap. 196 do livro Deus Conosco.
JOÃO DE DEUS Ramos. — De origem humilde, João de Deus bacharelou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1859, exercendo brilhantemente o jornalismo e o magistério, sendo considerado um verdadeiro apóstolo da instrução. “É um lírico inimitável” — dele diz Mendes dos Remédios (História Lit. Port., pág. 586) — “e o mais espontâneo e genial burilador da poesia portuguesa. Nunca ninguém teve a arte de dizer coisas mais belas em frases tão simples.” (S. Bartolomeu de Messines, Algarve, Portugal, 8 de Março de 1830 — Lisboa, 11 de Janeiro de 1896.)
BIBLIOGRAFIA: a) do homem terreno: Flores do Campo; Ramo de Flores; Folhas Soltas; Cartilha Maternal, etc.; b) do poeta desencarnado: Jardim da Infância, pelo médium Francisco Cândido Xavier.
João de Deus — Poeta português, tão querido e admirado no Brasil quanto em sua pátria, nasceu em S. Bartolomeu de Messines, no Algarve, em 8 de março de 1830 e desencarnou em Lisboa no dia 11 de janeiro de 1896.
De origem humilde, a ternura e a beleza de seus versos nos falam de seu amor aos pequeninos, aos simples, num crescendo até seu profundo amor a Deus.
Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Famoso como poeta e jornalista, toda a terra portuguesa, em homenagens que nasceram entre as crianças e os humildes e culminaram na pessoa do Rei, Portugal inteiro o honorificou como o grande apóstolo da educação. Sua Cartilha Maternal — método de alfabetização — é um sinal luminoso de sua dedicação ao ensino das primeiras letras ao povo português.
Antero de Quental, também glorioso poeta e seu grande amigo, considerou-o o poeta mais original de seu tempo. Mendes dos Remédios considerou-o “lírico inimitável” e “o mais espontâneo e genial burilador da poesia portuguesa.”
Jardim da Infância é sua obra-prima psicografada por Francisco Cândido Xavier. Esplêndidos trabalhos poéticos seus encontram-se no Parnaso de Além-Túmulo e em Antologia dos Imortais, além de outras obras da vasta bibliografia xavieriana.
São singelas explanações, como disse, em prosa e verso. É como se fosse um guia seguro para pais que se preocupam com o lado espiritual dos seus filhos. E no seu prefácio ele nos presenteia com essas trovas denominada:. “Aos Pequenos Companheiros”
Deus fez da vida um jardim, Fez do mundo o nosso lar, Onde aprendemos a amar Sua grandeza sem fim. Em todas as direções, Nas cidades, nos caminhos, No campo, no mar, nos ninhos, Há sempre grandes lições. No prazer, no sofrimento, Na noite longa e sombria, Na claridade do dia, Tudo é flor de ensinamento. Colhamos bênçãos de luz Nas lutas que a vida encerra… O jardim é toda a Terra, O jardineiro é Jesus. |
Com ele, meu Caro Leitor Amigo?
.Prefácio por João de Deus, do livro: “Jardim da Infância”.
Pedro Leopoldo, 4 de novembro de 1946.]
09/05/2024 – Até amanhã pessoal. Divulguem para nós. Obrigado.
Médium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.