Correto: ele atendeu. Comentário: é inadequado o emprego de “o mesmo”, “a mesma”, “os mesmos” e “as mesmas” para substituir pronomes. Exemplo: os professores reuniram-se hoje e, logo mais, saberemos a decisão deles (e não “dos mesmos”).
O aviso afixado no interior dos edifícios, junto à porta dos transportes aéreos considerados mais seguros, – os elevadores: “ANTES DE ENTRAR NO ELEVADOR, VERIFIQUE SE “O MESMO” ENCONTRA-SE PARADO NESTE ANDAR”, precisa ser retificado, apesar de ter sido sancionado pela Lei 12.722, em seu art. 1º, de 04/09/1998, na Câmara de Vereadores de São Paulo.
O emprego do vocábulo “mesmo”, nesse texto, é estranho: pela lógica, quem seria o “mesmo” e o que poderia estar parado no andar? Tais deslizes como esse são deselegantes e incidem, principalmente, em farta e importante documentação cartorial.
A correção da frase acima deve ser efetuada da seguinte forma: “ANTES DE ENTRAR NO ELEVADOR, VERIFIQUE SE ELE SE ENCONTRA PARADO NESTE ANDAR”.
[mc4wp_form id="3050"]Diante disso, não queremos dizer que os vocábulos “mesmo”, “mesma”, “mesmos” e “mesmas” estão descartados de nossa literatura. São usados em diversos casos para:
a) enfatizar outro pronome ou substantivo.
Exemplo: Ela “mesma” recebeu os convidados;
b) salientar um texto composto por subordinação.
Exemplo: Ele, “mesmo” machucado, continuou jogando até o fim;
c) expressar conjunções concessivas, equivalentes a: “ainda que”.
Exemplo: “mesmo” doente e muito cansada, não deixou de ir ao trabalho.
- “A zero graus” ou “a zero grau”? Correto: a zero grau. Comentário: o numeral cardinal “zero” permanece no singular, devendo haver a mesma concordância com todos os elementos que o seguem: “zero hora”, “zero quilômetro” etc. Exemplo: a temperatura chegou a zero grau.
- “Se eu ver” ou “Se eu vir”? Correto: se eu vir. Comentário: a conjugação do futuro do subjuntivo do verbo “ver” é: vir, vires, vir, virmos, virdes, virem. Exemplo: se eu vir algo errado nos textos, procurarei corrigir.
Professor de Português, Revisor de livros de São José dos Campos-SP.