“QUADRIPLICADO” OU “QUADRUPLICADO”?
Correto: quadruplicado.
Explicação: o termo “quadruplicado” é originário do verbo “quadruplicar”, que significa aumentar em quatro vezes alguma coisa, ou seja, quando queremos, por exemplo, reproduzir um texto quatro vezes, nossa intenção é de que esse documento seja quadruplicado, ou seja: redobrado ou reduplicado.
Exemplos: – ela quadruplicou os ingredientes da receita do bolo porque virão muitas pessoas ao aniversário;
– para equivaler à mesma vazão de água de um tubo de 1 m de diâmetro interno (DI), precisaremos quadruplicar o número de tubos de ½ m cada um, de diâmetro interno.
[mc4wp_form id="3050"]“QUADRIPLICADO” OU “QUADRUPLICADO”
“ABAIXO” ou “A BAIXO”?
Explicação: a palavra “abaixo” (com grafia única) e a expressão “a baixo” (grafada separadamente) estão corretas; porém, mesmo parecidas, têm significados diferentes, e, por isso, devem ser utilizadas com cautela na escrita. Vejamos seu emprego, com exemplos.
a) A baixo – esta expressão, classificada como advérbio, deve ser usada quando se contrapõe com as expressões “de cima” e “do alto”. É sinônima de “para baixo” ou “até embaixo”.
Exemplos: – o elevador apresentou uma falha e disparou de cima a baixo.
– do alto da montanha, admirávamos a baixo toda a extensa e verdejante floresta.
b) Abaixo – esta palavra indica algo em posição inferior em relação às outras coisas. É sinônima de: “por baixo”, “embaixo” e “sob”.
Exemplos: – os preços das mercadorias desse mercado estão sempre abaixo dos de outros mercados daqui da região.
– o povo, unido, demonstrou seu patriotismo, conclamando: “abaixo a tudo o que infringe a Constituição”!
Para reflexão:
- Em duas palavras posso resumir tudo que eu aprendi sobre a vida: “ela continua”.
- “O SABER a gente aprende com os mestres e os livros. A SABEDORIA se aprende é com a vida e com os humildes” – Cora Coralina.