Entre no canal

Aos seguidores de plantão do Dr. Inácio, meu Salve.

            Carma e Mérito… O que existiriam neles que aguçam nossa curiosidade? Como eles atuam no destino da Humanidade? A Lei de Causa e Efeito seria o juiz de ambos? O conceito de carma desempenha um papel fundamental na vida de todos nós, pois está intrinsecamente ligado às leis universais. O carma, seria a consequência natural das ações de um indivíduo ao longo de suas múltiplas encarnações.

            O carma, a meu ver, é como a balança que equilibra as nossas ações ao longo das vidas sucessivas. Cada ato, pensamento e sentimento têm um impacto direto em nossa jornada espiritual, moldando o nosso destino e proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento. Nada acontece por acaso, pois cada acontecimento em nossas vidas, é uma resposta à semeadura que fizemos no passado e que poderemos ter influência nos atos também do presente.

            O mérito, por sua vez, não é simplesmente um resultado das nossas ações, mas também uma manifestação da Justiça Divina que governa o Universo. Cada ação, pensamento e intenção que temos ao longo de nossas vidas, não passa despercebido perante a lei de ação e reação, que equilibra tudo de acordo com a nossa própria semeadura. Assim, o mérito não é apenas sobre recompensas ou castigos, mas sobre a oportunidade de aprendizado e evolução espiritual. Cada mérito conquistado ou dificuldade enfrentada é uma resposta direta às nossas escolhas e atitudes passadas. É uma chance de melhorar, crescer e aperfeiçoar e compreender melhor o nosso ser interior. Ninguém receberá aquilo que não conquistou. Faça algo de bem ou de mal e receberá o quinhão correspondente.

            Nesse comentário de hoje, veremos que Dr. Inácio escuta alguém chama-lo. Não era uma voz de alguém desencarnado, e, sim, de uma pessoa que lhe pede ajuda no plano físico. Esse relato está narrado nesse capítulo do seu livro “Infinitas Moradas”, através da mediunidade de Carlos Baccelli. E, rumando para a Crosta em companhia de Manoel Roberto, a cidade era Itatiba no estado de São Paulo. Essa mulher esta quase a desencarnar. Ela tivera câncer de mama e recusou tratamento quimioterápico, escolhendo a acupuntura e homeopatia. E, diante daquele caso, Dr. Inácio diz:. “… o remédio é apenas o agente da cura. … Tudo depende do carma e do mérito”. Tanto um quanto o outro pesará muito na nossa compostura diante das Leis Divinas que nos regem.

            Nossa vivência e convivência com o próximo, funcionará como teste; se estamos realmente convictos do trabalho do próprio burilamento ante as várias oportunidades de aperfeiçoamento, ou ignorantes aos processos cármicos por onde nivelam virtudes e vícios a serem textualizados na nossa personalidade presente.

            Através das Leis Supremas, o carma nos ensina a responsabilidade pelas nossas escolhas. Não se trata de uma punição, mas sim, de uma oportunidade de evolução espiritual. Quando compreendemos isso, podemos encarar os desafios da vida com serenidade, sabendo que cada obstáculo é uma oportunidade para reparar erros passados e não, procurar outros na presente existência, progredindo em direção à nossa verdadeira essência espiritual. Em compensação, é importante compreender que o mérito não é um mecanismo de julgamento rígido, mas sim, um convite à responsabilidade. Ele nos convida a refletir sobre nossas ações, a buscar o autoconhecimento e a trabalhar constantemente para melhorar nossos aspectos morais e espirituais. É através desse processo que podemos, gradualmente, conquistar méritos positivos e elevar, assim, nosso espírito.

            No entanto, a humildade é fundamental nesse caminho. O mérito não deve nos encher de orgulho, mas sim, nos lembrar da importância da caridade, da comunhão de valores morais e religiosos e da busca constante pela virtude. Pois, no final das contas, o verdadeiro mérito está na capacidade de amar e servir ao próximo, seguindo o exemplo de amor e benevolência deixado por Jesus Cristo.

 Portanto, o mérito é uma oportunidade para crescer espiritualmente, uma expressão da justiça divina e um lembrete constante de que nossas escolhas e ações têm consequências não apenas nesta vida, mas ao longo de nossa jornada espiritual eterna.

Tudo se equilibra. Até mesmo o Caos existente no Infinito, tem seu ponto de equilíbrio, pois nada foge aos ditames da Criação Divina. Diante desse aspecto, procuremos ajuizar o tempo no tempo-espaço que circunda nossas atividades diárias. Sempre haverá alguns minutos para refletir nas casualidades inerentes ao nosso avanço ou a nosso recuo diante das nossas necessidades mais primordiais. Vamos analisar com maior frequência a nossa útil presença no campo da fraternidade, pois, poderemos ter tudo, mas se não tiver o Amor Incondicional no coração, nada do que temos, terá o devido valor à nossa existência.

            Raciocinando nesse sentido, Dr. Inácio complementa: “Para quem se dispõe a servir, a morte não é impedimento algum”. Com toda certeza. Se formos adequando aos trâmites da Caridade no mundo, certamente ao chegarmos no Além, teremos mais facilidade em auxiliar vários irmãos que não eram da nossa convivência familiar, reconhecendo que na Pátria Espiritual estaremos sendo abençoados pelo trabalho de auxílio, não vendo cara nem coração. O Amor, quando genuíno, não se utiliza de máscaras.

Comumente, procuramos nos envolver no famigerado mundo das ilusões, mesmo reconhecendo, muitas vezes, de que um vazio nos apodera de nossas forças, travando-nos em quesitos que, de certa forma, nos deixam com muita apreensão, medo, dúvidas, descrença acerbada. E, mesmo com os tropeços e quedas que dela nos fazem acomodar nos cômoros da indolência, sequer paramos para pensar do que realmente estamos fazendo de bom para nós e para com aqueles que caminham juntos rumo às benesses que Deus nos oferece para comprendê-Lo ainda mais e melhor. E lembro-me agora do título do segundo livro do Dr. Inácio “Do Outro Lado do Espelho”, onde ele fortalece a mim quanto à mulher que a auxiliou no seu desencarne: “Sim, onde o reflexo da ilusão é a realidade”. Nada mais que acertado, não?

            E para que as nossas reflexões ganhem um sentido mais racional em nossas vidas, vamos tirar um tempinho nosso de cada dia para a seguinte citação de Freud: “Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixo autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas”. Isso também irá nos comprometer ante nossas escolhas, pois que, convivendo com outros seres humanos, abitolados em conceitos nada producentes, de fato, eles, poderão nos sugestionar quanto ao nosso processo de livre-arbítrio, pesando em nossa balança consciencial, o carma e o mérito como sendo frutos sazonados ou podres que, prazerosamente, deixamos fazer parte do nosso incerto destino. Comigo, meu Caro Amigo Leitor?

18/09/2023 – Até a próxima quarta-feira pessoal. Favor divulgar para nós. Gratidão.

Aécio César Aécio Emmanuel César
Médium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via