Entre no canal

Acima de tudo, nesta pagina você saberá o que são as Escolas de Aprendizes do Evangelho (EAE) e a abaixo está uma planilha com as aulas das turmas de realizadas pelos principais centros espíritas localizados em São José dos Campo, região do Vale do Paraíba, e entre outras cidades do estado de São Paulo, acompanhe a seguir.

Turmas de Escolas de Aprendizes do Evangelho – EAE – Vale do Paraíba/SP

Clique aqui para conferir os endereços dos Centros Espíritas da região.

O que são as Escolas de Aprendizes do Evangelho?

De acordo com a Aliança Espírita Evangélica, as Escolas de Aprendizes do Evangelho (EAE) consiste em um programa organizado para proporcionar a vivência do cristianismo como proposta essencial de aperfeiçoamento moral da humanidade por meio da Reforma Íntima do ser. Logo, busca a renovação do homem em seus sentimentos, pensamentos e atitudes, proporcionando-lhe experiências de verdadeiro autoconhecimento e despertamento de seus ideais divinos.

Sendo assim, não se trata de um curso como habitualmente se entende a partir da palavra “escola”, mas sim de um processo de Iniciação Espiritual baseado no Evangelho de Jesus, entendido como a forma mais pura de vivenciar a proposta religiosa do espiritismo para o Bem da humanidade.

Escolas de Aprendizes do Evangelho

Qual são suas finalidades?

Embora as Escolas de Aprendizes do Evangelho preparam e purificam os Espíritos para o ingresso em vidas mais perfeitas, na comunhão de todos os dias com Deus, despertando a consciência interna para que vibre em sintonia com os planos espirituais mais elevados.

Todavia, não é um curso comum de preparação teórica, mas a oportunidade que o aprendiz tem para adestrar suas forças, sem temor e represálias, terçar armas contra si mesmo, isto é, contra todas as suas imperfeições: maus pensamentos, más palavras e más ações, e provar a si próprio que está combatendo por decisão própria sem engôdos ou forçamentos, visando seu próprio engrandecimento espiritual.

Síntese

Em síntese dos ensinamentos dados nas Escolas de Aprendizes do Evangelho foram definidas por Edgard Armond no livro Falando ao Coração, corresponde às seguintes metas principais:

  1. A conquista da redenção espiritual pela vivência consciente do Evangelho de Jesus.
  2. O conhecimento da da existência da mônada – partícula divina original – , núcleo espiritual do ser humano a exteriorizar-se permanentemente na autopurificação individual.
  3. O meio mais simples de incorporar estas verdades maiores é o conhecimento de si mesmo e da existência de Deus em nós, na forma dessa luz interna, independente do arcabouço físico formador da personalidade exterior, mundana, transitória.
  4. A consciência dessa nossa existência em Deus, como reflexo luminoso e vivo que d´Ele somos, conquanto o ignoremos, é uma imensa força evolutiva, que nos dá segurança e nos impulsiona decididamente para as realizações construtivas do Espírito, hoje e no futuro próximo.
  5. Os nossos pensamentos, palavras e atos são percebidos por essa presença divina e imanente e registrados pela luz etérea, que assegura a atualização perfeita e assídua dos arquivos da eternidade. Jesus dizia: “Não sou eu quem falo, mas o Pai que está em mim”. Com essa frase, expressava uma verdade eterna e universal, dentro da qual vivemos, no mais das vezes inconscientemente.
  6. Essa conscientização de Deus em nós, por si só fará do aprendiz um verdadeiro discípulo no momento mesmo em que ela se efetivar no seu mundo interno; e se essa conscientização for sincera e profunda, integrará logo o discípulo na eternidade do seu destino sem possibilidade de retrocesso. Tal é o poder que possui a partícula divina de desencadear em si mesma sentimentos do Bem e do Amor universal que nela existem em potencial desde sua criação na mente divina!

A quem se destina as Escolas de Aprendizes do Evangelho?

Principalmente, adultos, sem qualquer restrição, que buscam a renovação de seus sentimentos, pensamentos e atitudes. Jovens de até 18 anos são direcionados à Mocidade.

O que os olhos não veem, mas a Escola Revela

(Equipe de apoio das Escolas de Aprendizes do Evangelho)

Para aqueles que já não se comprazem com as ilusões da materialidade e buscam se elevar espiritualmente, aos irmãos que aspiram por liberdade em suas vidas e desejam, por méritos próprios e conquistas do Espírito, ascender às esferas mais elevadas de compreensão e vivência da Boa Nova, as Escolas de Aprendizes do Evangelho são um caminho seguro para esta jornada. Uma jornada que é inevitável e longa, mas, a escolha de como vamos cumpri-la determina como aproveitaremos as oportunidades que nos são dadas.

A Escola de Aprendizes do Evangelho é uma escola que reconhece e valida as conquistas espirituais e morais de cada aluno. Cabe ao grupo que a conduz o esforço sincero e ininterrupto para criar as condições necessárias para que estas conquistas aconteçam. Jamais o dirigente deve subverter este processo de conquistas e outorgar ao aluno uma condição espiritual que ele, por si e por seu esforço, não conquistou.

1º turma de EAE na FEESP em 6 de maio de 1950

A obediência e a gratidão serão nossos grandes aliados nesta jornada. A obediência aos ensinamentos da doutrina de Jesus será nosso testemunho de vida de que Ele é de fato nosso Mestre, que iremos ao Pai por intermédio do seu evangelho e que Ele é o verdadeiro guia de nossas vidas.

A gratidão é nosso reconhecimento do amor e confiança depositada nesta humanidade pelo Cristo, desde o momento que Ele inicia seu preparo para habitar entre nós, até o ato supremo de amor e confiança de que somos capazes de nos transformar, e Ele se entrega ao martírio da cruz.

O que muito vale, muito custa. Aqueles que reconhecem o valor das conquistas espirituais não contarão lágrimas, nem gotas de suor para cumprir seu ideal. Serão aqueles a viver as bem aventuranças com bom ânimo, buscando o homem novo que renasce a cada dia, aquele que não se esconde de si mesmo com os subterfúgios das aparências e das máscaras. Isto é o que custará a liberdade e que trará como prêmio o reino dos céus, dando vida às palavras de Jesus:

edificai o reino de Deus dentro de vós”

E, por fim, para aqueles que desejam encontrar o Mestre, viver os próprios ensinamentos do Cristo é o caminho para esta comunhão, podendo iniciar esta busca pelos ensinamentos onde Ele nos instrui sobre seu reino, dizendo:

Meu reino não é deste mundo”

e

Eu sou o caminho a verdade a vida”.

Como funciona as Escolas de Aprendizes do Evangelho?

Reuniões

Em geral, as reuniões de uma turma da Escola de Aprendizes do Evangelho são encontros semanais de 90 minutos.

As atividades durante uma aula da EAE podem ser divididas genericamente como segue:

  • 10 minutos – preparação do ambiente, constituída de sintonia progressiva com esferas espirituais superiores, culminando na prece do Pai Nosso e Prece dos Aprendizes;
  • 10 minutos – leitura de temas pelos aprendizes; comunicação de novos temas;
  • 10 minutos – avisos gerais; nomes para vibrações; comentário sobre o Bem;
  • 45 minutos – exposição da aula por expositor previamente escalado de acordo com o programa da EAE;
  • 15 minutos – comentários finais; vibrações coletivas; intercâmbio mediúnico (em datas preestabelecidas); prece de agradecimento e encerramento.

Normalmente, a disposição da sala para acomodação dos alunos deve facilitar a formação em “círculo”, possibilitando a todos os participantes serem vistos e ouvidos uns pelos outros com facilidade, respeitados os limites das condições físicas das sedes dos Centros Espíritas.

Direção

A direção da turma é composta basicamente por um dirigente, um assistente e um secretário.

Os dirigentes devem ser Discípulos integrantes da Fraternidade dos Discípulos de Jesus, devido ao conhecimento e vivência segundo as elevadas finalidades da Escola. O perfil e os atributos desejáveis para o dirigente encontram-se apresentados nos textos do presente capítulo. Devem ser auxiliados por um secretário e um assistente, atuando no controle de frequência, na distribuição de material, no esclarecimento de dúvidas e no apoio às dificuldades enfrentadas pelos alunos.

Participantes

De modo geral, as inscrições para a turma da Escola de Aprendizes do Evangelho são abertas ao público, sem qualquer restrição, seja de ordem religiosa, material ou pessoal (sugere-se que jovens até 18 anos sejam encaminhados à Mocidade Espírita). As inscrições podem ser aceitas até a aula 13 que corresponde à implantação do Caderno de Temas.

Da mesma forma, continuam participando do 2º e 3º anos somente os alunos que obtiveram aprovação nos anos anteriores.

Formação de Uma Turma

A princípio, uma Turma da Escola se forma sempre nas condições abaixo:

a) Sucessivamente, obedecendo uma programação do Centro Espírita que a patrocina.

b) Por encaminhamento natural dos assistidos nos trabalhos da Casa Espírita, após o Curso Básico de Espiritismo.

Programação

Para atingir suas finalidades, a Escola de Aprendizes faz uso de um programa integrado de aulas e atividades, bem como encaminhamento dos alunos para o trabalho.

Programa de Aulas

De antemão, tratando-se de uma escola de natureza iniciática, as aulas não possuem cunho acadêmico. Sua apresentação visa o processo de renovação do ser.

Nesse sentido, os textos básicos para o Programa de Aulas são: Iniciação Espírita (diversos autores) e o livro O Redentor, de Edgard Armond, ambos da Editora Aliança.

Assim, sugere-se, como referência complementar para a melhor compreensão por parte dos aprendizes, o livro Guia do Aprendiz, a ser distribuído na aula 23 e do Guia do Discípulo na aula 100, ambos de Edgard Armond, da Editora Aliança.

Programa de Atividades

Dentro das Escolas de Aprendizes do Evangelho, os alunos são convidados a empreender diversas atividades, fazendo uso de instrumentos que visam a facilitar o processo de renovação interior:

  1. Vibrações das 22 horas
  2. Caderno de Temas
  3. Evangelho no Lar
  4. Caderneta Pessoal
  5. Caravanas de Evangelização e Auxílio
  6. Vida Plena

A descrição pormenorizada destas atividades encontra-se adiante.

Encaminhamento para o Trabalho

Nesse ínterim, durante a Escola de Aprendizes do Evangelho são propostas aos alunos diversas oportunidades de participação em trabalhos voluntários baseados no evangelho, com a finalidade de proporcionar campo de exercício e observações para a renovação interior dos aprendizes.

Principais exemplos:

  1. Trabalho de Vibrações Coletivas.
  2. Trabalhos na Assistência Espiritual (por meio dos Cursos de
    Médiuns e Entrevistadores).
  3. Exposição de aulas (por meio do Curso de Expositores).
  4. Evangelização Infantil.

Encaminhamento para a Fraternidade dos Discípulos de Jesus (FDJ)

Por fim, concluída a Escola de Aprendizes do Evangelho, os alunos que sentirem em si o ideal de servir a Jesus, por meio do serviço ao bem do semelhante e divulgação das verdades evangélicas, manifestam, expressamente na sua Caderneta Pessoal, se têm interesse em ingressar como
membros da Fraternidade dos Discípulos de Jesus.

Contudo, o postulante a discípulo não ingressa imediatamente na Fraternidade dos Discípulos de Jesus. Esta, como um apêndice aqui na Terra da Fraternidade do Trevo (existente no mundo espiritual), é bastante rigorosa quanto à admissão de novos elementos. São palavras do próprio comandante Armond:

Em matéria de Reforma Íntima, a Fraternidade dos Discípulos de Jesus não admite meios-termos: ou o indivíduo é evangelizado ou não é”

Logo, este ingresso dá-se após o estudo sistemático de O Livro dos Espíritos, seguido do período probatório, aprovação no exame espiritual e comparecimento na Cerimônia de Ingresso.

Principalmente, os exemplos a seguir:

  1. Trabalho de Vibrações Coletivas.
  2. Trabalhos na Assistência Espiritual (por meio dos Cursos de Médiuns e Entrevistadores).
  3. Exposição de aulas (por meio do Curso de Expositores).
  4. Evangelização Infantil.

Escolas de Aprendizes à Distância

Antes de mais nada, ela possui o mesmo conteúdo que a presencial, porém, é destinada a pessoas com impossibilidades reais de frequentar presencialmente uma escola (pessoas em hospitais, clínicas, presídios ou no caso de absoluta impossibilidade de locomoção ou que trabalhem em rodízio permanente de horários). As aulas são ministradas através de cartas, e-mail ou uso de programas via internet, individuais ou para pequenos grupos.

Da mesma forma, se você tem interesse em iniciar a Escola de Aprendiz, mas não existe nenhum centro espírita que disponibiliza o curso na sua cidade, existe a possibilidade de realizar a distância via modalidade EAD, para isso entre em contato com o GEFA pelo seguinte e-mail: [email protected].

Textos básicos para o programa de aulas:

Finalmente, livros de referência: “Iniciação Espírita” (diversos autores) e o “O Redentor”; “Guia do Aprendiz” e o “Guia do Discípulo”, ambos de Edgard Armond, da Editora Aliança.

Ainda assim, tem dúvidas sobre a EAE a Distância? Entre em contato pelo e-mail [email protected]

Além disso, para ver as aulas e materiais da EAE à distância clique aqui.

Arquivos para impressão

  1. Diário de Aula
  2. Exame Espiritual
  3. Extrato Mensal de Curso
  4. Instruções para uso Caderneta Pessoal
  5. Testes Caderneta Pessoal

Link Patrocinado

19 Comentários

  • Boa noite! Vcs teriam a tabela referente ao mês de fevereiro? Obrigada

  • Bom dia Daniela! Não temos o programa desta turma, pode enviar para isakarps @hotmail.com para incluirmos na lista? Abraço! Isa

  • Boa tarde!

    Gostaria de fazer E.A.E , moro no Jardins das Industrias, qual local mais perto ?
    Será possível começar este mês?
    Obrigada!

  • Bom dia Meire Miranda Meireles Pinto…
    Está iniciando a turma do curso básico no FEIR – Fraternidade espirita Irmão Rodolfo (Rua Ipê, 192). Turma de terça-feira as 20h – Dirceu.

  • Boa tarde,
    Poderiam enviar a tabela referente a Set/17? Obrigada

  • Olá!Meu esposo precisa repor aulas referentes ao primeiro ano,mas a grande maioria está sem informar o programa.

  • Bom dia! Agradeço as informações das casas, mas por favor seria possível colocar o número da aula em que está tbém?
    Grata.

  • Olá a todos! 🙂
    Gostaria de saber das casas que não constam as aulas se alguma está próximo da aula 49 ou 50 (segundo ano), para reposição.
    Obrigada!

  • boa noite favor de agilizar o mes de setembro,agradecida!!

  • ola, faço Escola na FEIR as sextas e preciso repor aulas aos finais de semana. Gostaria do plano de aulas das Escolas com as aulas do 3o ano. Obrigada

  • Bom dia, gostaria de informações sobre o curso à distância. Obrigada!
    Mariana Mattos

  • Boa noite Isa!

    Já tem as informações referente ao mês de agosto/19?

    Obrigada!

  • Moro no centro de SJCampos, gostaria de dar início ao curso. Onde procurar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via