Entre no canal

Pessoal, no final dessa matéria tem um link para ouvi-la no YouTube.

Aos seguidores de plantão do Dr. Inácio, meu Salve.

            Verdade… Quem a teria? Muito delicada essa questão, pois não envolve pontos de vista isolados, mas sim, um conjunto de fieis que se martirizam quanto à posse indevida de algo que nunca terá. Quantos e quantos mártires da história morreram porque tentaram levantar uma ponta do véu da verdade? E pergunto: Valeu apenas silenciá-la? Jesus em Marcos 4:22 disse “Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia”. Se isso é realmente s verdade, porque essa verdade se nos parece, mais das vezes, punitiva e mortal? Mesmo não dizendo absolutamente nada, Jesus foi crucificado.

            Aqui entra outra questão delicada, pois, desde já, aqui me expresso, que não é crítica e sim, aprendizado do que será aqui explanado: Vejamos uma conversa de Dr. Inácio, Manoel Roberto e Odilon. Este, assim esclarece: “Dos Dois Lados da Vida, a igreja vem perdendo espaço. A crise que vem acometendo essa instituição milenar é sem precedentes na História; o domínio, que antes dela se estendia do nosso Plano para a Terra e vice-versa, tem se fragilizado quase em todo o mundo”. À posse da Verdade Absoluta vem sempre acompanhada pelo seu braço direito: O Poder. Vemos vários exemplos que comprovam essa minha exposição: O poder dos egípcios contra os judeus; Roma contra os cristãos; Alemanha contra as classes judias; e agora a Igreja contra o mundo. Hoje ela se encontra fragilizada pela própria exposição de uma verdade banhada a sangue de matanças através da história e a pedofilia nua, crua e escarrada para todo mundo ver. Haveria solução?

            Enquanto muitos buscam a verdade absoluta como um farol espiritual, é importante reconhecer que nossa compreensão humana é limitada e bastante falha. A busca obstinada por ela pode levar a uma mentalidade inflexível, onde as diferenças de crenças são desconsideradas, resultando em divisões e conflitos religiosos. É fundamental lembrar que, mesmo em nossa busca pela verdade, devemos abraçar a humildade e a tolerância. Mas quem pensaria assim, ainda hipnotizado por algo que não se conquista?

            Vale aqui que, diante de tantos contrastes religiosos, em que uma e outra religiões bate o pé quanto possuir os direitos da verdade absoluta, muita gente no mundo, fora das paredes luxuosas de igrejas, de templos, e até mesmo de algumas Casas Espíritas, irmãos nossos aguardam o despertar de seus representantes, ante a crença que cada um digladia a crer por algo que, na realidade, jamais conquistarão.

            Infelizmente ou não “… o mundo ainda não está espiritualmente preparado para viver sem a tutela da igreja”. … mesmo com os escândalos de que cada uma se faz ré confessa. Uma pena. Até quando essa submissão? E, se, “A Doutrina Espírita fosse aclamada pelos homens como Verdade Absoluta, a luta pelo poder nos enlouqueceria e haveríamos, em tempo bem mais curto, de repetir os erros das religiões tradicionais…” Verdade o que disse Odilon Fernandes à resposta para Manoel Roberto. Tem um ditado que diz: “Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.” Abraham Lincoln. Sim. Ninguém está preparado no quesito poder, esse, de pequeno ou de grande monta. Tem gente que subiu num tijolinho já coloca as unhas para fora e, isso, sem falar quando essa pessoa é religiosa.

            Ninguém tem a transparência de uma consciência precisa quanto: “A Verdade transcende quaisquer rótulos, sejam eles quais forem”. Outra verdade dita por Odilon. O conceito de verdade absoluta, embora seja profundamente espiritual, é uma fonte de desentendimento e exclusão. O jogo de palavras incriminatórias de certas verdades que ouvimos de outras pessoas a nosso respeito, já fere nosso orgulho abrasador, agora imagine quando essa verdade, ultrapassa o teor de raciocínio a que não temos condição de assimilar, mesmo, de certa forma, estarem superficialmente certos.

            Além da suposta posse da Verdade Absoluta, regada a um poder por demais facínora, ainda vem acompanhado de um fanatismo religioso que exproba todo conceito de Cristianismo deixado pelos seguidores de Jesus na Sua época.

            Falando em verdade, não aquela absoluta: “Raros são os espíritos capaz de reconsiderar a sua crença religiosa no Além-Túmulo; a maioria persiste em suas convicções e, assim, não se predispõe mentalmente a nenhuma mudança”. Muitos fieis, procuram, após o desligamento do corpo físico, o sono eterno aguardando serem chamados para o Juízo Final; outros procuram pelo céu prometido por esse ou aquele pastor; e outros tantos procuram ludibriar a Justiça e a Misericórdia Divinas, pelo simples fato do pouco que aprendeu nas hostes evangélicas espíritas… Todo mundo quer ter razão sem ter o controle da própria insanidade. A Verdade Absoluta tem seu preço bastante claro e ela não aceita barganha em hipótese alguma. Daí a revolta de muitos no Além, formando extensas comunidades de espíritos rebelados, no sentido de atrapalhar que a verdade que passam a não acreditar se instale como a uma tábua de salvação.

“Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com ele, no livro “A Alegoria da Caverna”, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens”. Verdade verdadeira.   Certíssimo.         

É importante, acima de tudo, termos a humildade de reconhecer que nossa busca pela verdade é uma jornada eterna, uma busca pelo conhecimento que nunca acaba. A verdade absoluta está além de nosso alcance, pois ela, absoluta, só Deus a tem. Mas é a sua busca – relativa – que nos torna mais sábios a nos aproximar dela, compreendendo-a mais intimamente. É essa busca que nos eleva e nos torna mais próximos da essência de Deus em nós. A busca pelo conhecimento e pela verdade é o que nos mantém vivos e em constante evolução. Portanto, mesmo que nunca possamos segurar a verdade absoluta em nossas mãos, a busca por ela é o que dá sentido à nossa jornada intelectual e espiritual. Para reflexão, você poderia dizer com propriedade ante a Verdade Absoluta que supõe ter, quantos grãos de areia existe numa praia, ou melhor, quantas estrelas ao certo existe no Cosmo Infinito, ou um pouco mais além, sabe com toda certeza, quantos neurônios, que caracterizam o seu sistema nervoso, responsáveis por transmitir impulsos ao seu cérebro, existem trabalhando a seu favor, mostrando o quanto ignorante você ainda é querendo em contrapartida, saber que ela existe, não lá fora, mas dentro de você? Aqui enquadra perfeitamente o “Conheça-te a ti mesmo”. Lembra-se?

            E para refletirmos um pouco melhor a respeito: “É preferível a ignorância absoluta ao conhecimento da verdade em mãos inadequadas”. Platão. Com ele, meu Caro Amigo Leitor?

01/09/2023 – Até a próxima semana pessoal. Divulguem-na para nós. Gratidão.

Aécio César Aécio Emmanuel César
Médium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via