Entre no canal

Aos seguidores de plantão do Dr. Inácio, meu Salve.

            Amor e Paixão… O que sabemos sobre o Amor e a Paixão? Damos-lhes a devida atenção? Como andam, lá, os nossos sentimentos quanto? Segundo as sábias palavras do Dr. Inácio, relatadas por ele em seu livro “Infinitas Moradas”, através da mediunidade de Carlos Baccelli:. “No Universo, não existe poder superior ao do Amor. Ele é a única força à qual o próprio Tempo se submete. Quem possui esse sentimento divino, dispensa qualquer outra espécie de propriedade e de nada mais carece, porquanto ele o repleta de maneira integral”. O quanto ainda estamos longe de praticar esse Amor, não? Atrelados às paixões dos instintos, ficamos encarcerados por esse vício asfixiante, nauseabundo e infeccioso que afeta consideravelmente uma grande porcentagem da população da Terra. Escravizamos o verdadeiro Amor tanto nas paixões quanto no considerado “amor”, esse, egoísta, cruel e muitas vezes manchado de sangue inocente.

            Para refletirmos, vamos ver as diferenças entre um e outro: O Amor é duradouro, enquanto a paixão pode ser passageira; O Amor envolve um profundo carinho e conexão emocional, enquanto a paixão é mais impulsiva e física; O Amor cresce com o tempo, enquanto a paixão tende a diminuir; Amar alguém significa aceitar suas falhas, enquanto a paixão muitas vezes ignora essas imperfeições; O Amor é paciente e estável, enquanto a paixão pode ser intensa e volátil; O Amor se preocupa com o bem-estar do outro, enquanto a paixão pode ser egoísta; Amar é mais provável de resultar em relacionamentos de longo prazo, enquanto a paixão pode levar a relacionamentos breves e cruéis; O Amor é construído com base na confiança, fidelidade e na comunicação, enquanto a paixão pode ser baseada apenas na atração física; Amar alguém significa apoiá-lo nos momentos difíceis, enquanto a paixão pode desaparecer quando as coisas ficam complicadas; O Amor é mais maduro, enquanto a paixão muitas vezes é associada à juventude… do Espírito, vale aqui ressaltar; O Amor é mais sustentável ao longo do tempo, enquanto a paixão pode queimar rapidamente; O Amor envolve compromisso e dedicação, enquanto a paixão pode ser impulsiva e fugaz.

            Dr. Inácio conversando com uma senhora desencarnada, relata ter amado muito seu marido. Foi, disse ela: “Amor à primeira vista”. Mas Dr. Inácio a corrige:. “Paixão à primeira vista – é o que você deveria dizer. Se fosse amor, os laços que os uniram não teriam se rompido; o amor genuíno jamais se desgasta numa relação a dois…”. Quantos casais, por aí, vivem esse descontrole das paixões insaciáveis; de não se suportarem mais, mas que algo existe no instinto de cada um, uma força que lhe apodera os sentidos, fazendo com que a intolerância, debaixo de um mesmo teto, tornem um e outro, casal, em pessoas desconhecidas. Não há diálogos construtivos e, mais das vezes, só monólogos: Sim; Não; Talvez…

            Mais diferenças entre o Amor e a paixão para refletirmos: Amar alguém significa conhecer suas necessidades e desejos, enquanto a paixão pode ser mais egocêntrica; O Amor é construído em uma base sólida de amizade, enquanto a paixão pode começar com atração instantânea; O Amor pode ser expresso de maneiras diferentes, como cuidar, apoiar e compreender, enquanto a paixão muitas vezes se manifesta fisicamente, sem nenhum sentimento; O Amor é mais provável de levar a um compromisso sério, como casamento, enquanto a paixão pode permanecer casual, apenas no “juntar os trapos”; Amar alguém significa aceitar sua essência, enquanto a paixão pode ser superficial; O Amor é mais profundo e envolvente, enquanto a paixão pode ser mais superficial e impulsiva; O Amor pode sobreviver a desafios e obstáculos, enquanto a paixão pode diminuir diante das dificuldades; Amar alguém significa construir um futuro juntos, enquanto a paixão muitas vezes se concentra no presente; O Amor é mais estável emocionalmente, enquanto a paixão pode ser tumultuosa; Amar alguém envolve conhecer sua história, enquanto a paixão muitas vezes, começa sem muito conhecimento prévio; O Amor está relacionado à intimidade emocional, enquanto a paixão está relacionada à intimidade física; O Amor é menos impulsivo e mais ponderado, enquanto a paixão é frequentemente impulsiva; Amar alguém significa apreciar sua companhia, independentemente de qualquer aspecto físico, enquanto a paixão muitas vezes é baseada na atração física; O Amor é mais focado no longo prazo, enquanto a paixão muitas vezes é voltada para o curto prazo; Amar alguém significa se preocupar com seu crescimento pessoal, enquanto a paixão pode ser egoísta em busca de satisfação pessoal; O Amor é mais resiliente, enquanto a paixão pode desaparecer rapidamente; Amar alguém significa estar disposto a sacrificar e comprometer, enquanto a paixão pode ser mais egoísta; O Amor é uma conexão emocional profunda e significativa, enquanto a paixão é mais sobre desejo físico e atração inicial.

            Para você, existiria um carma entre casais? Vamos ver a resposta de Dr. Inácio à essa senhora:. “Um carma, talvez, mais relacionado com o futuro do que com o passado, que todos os dias estamos a criar com as nossas atitudes insensatas”. Creio que, diante dessa citação, seja um preparo mais amoroso em futuro próximo, desde que essas duas almas procurem a harmonização dos sentimentos, deixando de fora os instintos em que se alimenta as paixões.

            E, quando entra em cena os filhos, seriam espíritos unidos ao casal desde eras remotas? Vamos ver a resposta de Dr. Inácio:. “É possível, mas também não pode ser descartada a hipótese de serem espíritos que apenas prevaleceram da união entre vocês dois para reencarnar…”. Hipótese bastante válida e de ser refletida, pois que os desentendimentos entre pais e filhos, que podem ser por resgates entre um e outro, pode também acontecer, da Espiritualidade utilizar essas uniões, em que os espíritos recebidos não tem nenhum vínculo de simpatia entre ambos. Mas, nem por isso, o Amor verdadeiro deve ser descartado. Fica a dica.

            Existiria um planejamento das Esferas Superiores quanto à reencarnação? Existem certas dissenções entre espíritas a respeito. Vejamos a resposta:. “Nada acontece em parte alguma do Universo à revelia das Leis que nos governam e, no fundo, tudo se constitui em experiência para o espírito. Um vínculo que não existia pode, em determinado momento, passar a existir”. Nada é por acaso. As forças da alma, principalmente aquelas sexuais, estão vivas, talvez quem sabe, em estado cataléptico, esperando que a energia causada pela concepção, ative óvulo-espermatozoide aptos a fornecer para os espíritos que envergarão o escafandro da carne, a suprir suas necessidades existenciais.

            Agora, quanto ao egoísmo existente entre os casais, Dr. Inácio refresca a alma de todos nós:. “… Estamos sempre esperando que a iniciativa de amar e compreender parta do outro, esquecidos de que o outro está na mesma. Enquanto for assim…”. Será o que vivenciamos no dia a dia. Casais se atracando ferozmente, piores que muitos animais, que, para esses, tem uma ressalva, não é mesmo? São irracionais. Mas, nesse caso aqui tratado, quem seria quem. Saberia distingui-los?

            Diante do exposto, para você, Amar é…? Chegou a um denominador compreensível entre Amor e paixão? Qual deles estaria se sentindo melhor, meu Caro Leitor Amigo?

13/09/2023 – Até a próxima sexta-feira pessoal. Favor divulgá-la para nós. Gratidão.

Aécio César Aécio Emmanuel César
Médium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via