Entre no canal

Aos seguidores de plantão do Dr. Inácio, meu Salve.

Hoje iniciaremos os comentários do livro “Do Outro Lado do Espelho”. Peço ao Bondoso Pai me auxlie nesse novo desafio. Muita paz.

            Do Outro Lado do Espelho… Teria coragem suficiente para ver o seu verdadeiro reflexo no espelho da Vida? Como imaginaria você no seu reflexo? Belo por fora, mas podre por dentro? Ou vice-versa? Como seria a sua real imagem hoje, ante o Cosmo que o acompanha desde sua origem? Algo para pensar e repensar enquanto ainda na Escola da vida no escafandro da carne, não é mesmo?

            Sabemos que o que coordena nosso posicionamento no mundo com relação às Leis de Deus que nos governa é a voz da consciência. Ela intermedeia criatura e Criador quando se quer conversar ou desabafar suas querelas de espírito imperfeito rumo às culminâncias da perfeição… relativa, não é mesmo? Lembrei-me aqui quando Jesus nos disse que, quando quisermos conversar com Deus, que entrássemos para o nosso quarto e, sozinhos, nos mantivéssemos um diálogo amigável e verdadeiro sendo Deus nosso Confessor Supremo.

            Como seria o mundo se seguíssemos o aprendizado deixado por Jesus? Quantas dúvidas sanadas; quantas dores amenizadas; quanta ignorância revelando conhecimento; quanto Amor a ser praticado em um mundo de caos e primitividade; quantos “por quês” transformados em compreensão e aceitação da Verdade. Teria o mundo uma atmosfera mais leve, mais suave, mas com muito trabalho de auxílio àqueles que ainda não aceitam o Bem como a Porta Estreita que um dia teremos que entrar para conquistarmos a Vida Eterna em Espírito e Verdade.

            Vivemos numa realidade em que a ilusão ainda nos fascina. Ela entrava todo esforço, toda determinação, todo amplexo de abstrair experiências vivendo e vivenciando com o semelhante o tão sonhado sonho da imortalidade nas telas do Infinito.

            Dr. Inácio em seu prefácio do seu livro “Do Outro Lado do Espelho” ditado para o médium Carlos Baccelli nos faz meditar: “Ao choque da morte física, ao qual, sem dúvida, se submete incontável número de vezes, ao longo das vidas sucessivas, o homem gradualmente desperta e, aos poucos, começa a se enxergar em sua essência, tomando as rédeas do destino nas mãos”. Fantástica essa citação, não é mesmo? À medida que vamos tendo conhecimento de que a morte é apenas transferência de um plano para o outro; que o espírito vive além da morte física; e que a reencarnação é necessária para o nosso burilamento íntimo, ganharemos por merecimento, o controle das nossas ações, pois a partir de então teremos as rédeas do pensamento assegurado, controlado e submisso a nós e não ao contrário.

            Temos um vasto caminho a percorrer. E será mais fácil quando estivermos cônscios no “Conheça-te a Ti Mesmo”. O esforço de cada um de nós ganhará êxitos inimagináveis. E Deus, na sua Glória Cósmica nos assegurará passos firmes na esteira do Infinito ganhando conhecimento, praticando sentimentos altruístas, e reconhecendo nossa pequenez diante do estrondoso Universo que nos envolve com todo equilíbrio, em que, no Cosmo até o caos se mantém em equilíbrio constante. Nada foge da ação do Criador.

            “Não existem favorecimentos indébitos na Lei de Evolução, que a ninguém isenta da necessidade de aprender às custas da experiência vivenciada”. Ninguém irá escalar as montanhas do conhecimento com o cérebro dos outros. Em momento algum atingiremos metas de sentimentos se não desenvolvermos os nossos. Fico aqui pensando com meus botões. Roupa suja se lava em casa, não é mesmo? Por que passou a existir nessa Doutrina rachas de desentendimento entre confrades e confreiras? Cada lado de opiniões querendo mostrar o que para o outro? É achincalhando os semelhantes que conquistaremos o aprendizado a que tanto falamos sem ação, sem cor, sem caridade? Discorremos muito de fraternidade, mas por trás sentamos a língua nesse como naquele irmão. Creio que já somos bastante crescidinhos para ficarmos brigando por pontos de vista que creem estão com a razão. Mas, que razão é essa? Qual a Verdade que impera? O que seria a Verdade? Qual o objetivo do vomitar impropérios no sentido de até proibir a venda em muitas cidades de determinados livros de conhecimento e aprendizado só porque esses pensadores – encarnados e desencarnados – pensam além de nós mesmos e que são temas de transcendência? Não vejo alarde algum porque esses não maculam os alicerces dessa Doutrina. Pelo contrário elucidam melhor. Para um bom entendedor, pingo NÃO é letra. Onde nossa humildade? É sim, muito fácil julgar. Acirram críticas venenosas a esses só porque tais revelações não se encontram no Pentateuco ou nas obras de Chico Xavier. Devemos analisar bem que a Doutrina Espírita não parou em Kardec e não encerrou em Chico Xavier. Deixemos de ser hipócritas e vamos estudar mais. Se não ajudam, por favor não atrapalhem.

            Está em voga principalmente na Internet, pessoas falando ou lendo textos atribuídos a mentores ilustres do Espiritismo. Erro gravíssimo esse. E para piorar a situação, adulteram textos para falar que são seus. Nos tempos atuais o que está valendo mesmo com mais seguridade é falar de onde se tira a fonte desse ou daquele assunto. Eu não vou acreditando em tudo que se encontra nas redes sociais e dependendo do assunto não perco meu precioso tempo lançando pérolas aos porcos. Pode até ser o mais eminente orador, pois é humano, e sendo todos nós humanos, somos falíveis.

            É um tal de falar quem foi quem… Que fulano quis tomar lugar de beltrano… que um ciclano benemérito foi enganado por esse ou aquele espírito tido como obsessor… Pessoal… A Doutrina Espírita sempre foi, é e será dinâmica. Tem autores por mim respeitáveis que por causa de uma vírgula mal empregada numa frase, esse autor é condenado por Escribas e Fariseus a jogarem fora anos e anos de aprendizado. Inquisição às avessas? Obras que poderiam e podem, sim, enriquecer ainda mais essa Doutrina que não é nossa e sim dos Espíritos. Vale a dica.

            Portanto, Caríssimos… Vamos colocar a mão na consciência… Reatar os elos do passado com aqueles que, porventura, estão caminhando ao nosso lado e que não acharam as dúvida respondidas a contento, ou um assunto que estava aquém da compreensão desses, para que no presente todos nós possamos trabalhar juntos. Não é o Ideal Cristão que todos nós pregamos? Quem nunca errou que atire a primeira pedra. E se algo não tiver proveito nas nossas palavras, preferível que enchemos nossa boca com água, para não dizer outros líquidos.

Muitos falam mal de Kardec… outros de Chico Xavier… Muitos até não acreditam que Jesus esteve conosco… Mas TODOS sequer falamos – como deveria – de Deus por questões de rótulos religiosos!!! Deus não está ligado a nenhuma religião, mas está presente em nós. Com desculpa de uma pureza pessoal que ainda não existe em nós, trocamos muitas vezes religiosidade por espiritualidade. Qual a diferença? Não estariam interligadas? É muito fácil parecer ser melhor do que o outro. Difícil é ajuntar várias cabeças para um denominador comum.

            Que as revelações que nos chegam de médiuns e espíritos idôneos sejam bem analisadas com os nossos olhos e não pela boca dos outros. Vamos cair na real? Temos a mania absurda pra quem se diz cristão hoje em dia de falar muito bem do Evangelho, mas com as mãos cerradas e a língua ferina para nosso semelhante. Onde se encontra a essência da Boa Nova que todos nós supostamente acreditamos ser a Verdade do Cristo? Entra ano e sai ano e as picuinhas doutrinárias são as mesmas. Até quando? Não precisaria estar falando isso com vocês, principalmente quando dizem conhecer a fundo o Pentateuco e as obras de Chico Xavier. Onde está o problema então? Crisóstomo, um amigo espiritual que me elucida em muitas situações me disse certa vez: “Se não quiser ser chamado a atenção, procure fazer as coisas certas analisando sempre os prós e os contra”. O que vejo no ser humano comum é que analisa apenas um lado da moeda, um lado da situação. Um lado da razão… E deixo para refletirmos: “Ser ou não ser, eis a questão”. Comigo Caro Leitor Amigo?

06/01/2023 – Até a próxima segunda-feira com mais um capítulo. Divulguem-na para nós. Muita paz.

Aécio César Aécio Emmanuel César
Médium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via