Entre no canal

Aos seguidores de plantão do Dr. Inácio, meu Salve.

            Idealismo… Você teria algum que não beneficiasse apenas a você, sua família e amigos? O que seria idealismo para você? A existência física nos promove a sermos alunos prendados nas matérias que nos asseguram melhor compreensão e entendimento quanto ao “Conhece-te a ti mesmo”. É prepararmos dignamente para morrer em paz conosco mesmos tendo uma breve antevisão do que nos aguarda o Mundo dos Espíritos.

            Dr. Inácio ainda com os amigos Alceu e Odilon, vertem apontamentos muito interessantes sobre o tema: “A falta de vigilância, o tempo todo, permite que, quando não estamos de prontidão, os nossos hábitos condenáveis do passado se nos infiltrem na personalidade. Desalojar o homem velho de seu habitat milenar não é tarefa simples”. Com toda a certeza. É difícil coordenar uma vigilância em que uma grande maioria de gente não consegue controlar os próprios sentimentos. Encarnam desafios que merecem de nós melhor acuidade mental quanto aos seus desmembramentos. Mas o que acontece é uma falha enorme de tino, ou melhor dizendo, de massa cerebral que promove, contudo, desavenças, discórdias, caos em todos os sentidos. Podemos melhorar? Sim. Reconhecendo que quem controla nossa casa mental somos nós e dela deveremos limpá-la todos os dias através de uma reflexão mais concisa, espiritualizada, inteligente.

            O que você produz a favor da Causa? Do Ideal Cristão? Ler apenas livros didáticos de Espiritismo ou procura persuadir a sua consciência no sentido de forçar a sua atual personalidade a trabalhar com afinco e determinação sem que nada venha acusar-lhe depois de preguiçoso e incauto? Nos dizeres de Alceu: “Ninguém se movimenta sem um anseio. O ideal é um interesse de ordem mais elevada; exclui todo sentimento de egoísmo. O homem idealista é capaz de sacrificar, mas o interesseiro, não”. De fato, ninguém fica sem procurar um ideal que lhe venha proporcionar um cabedal de experiências sazonadas em bons pensamentos. Mas o que notamos é que muitos ainda se alimentam do egoísmo voraz que incapacita, esses, a alcançarem novos horizontes com a lente da elevação e do progresso. Mas, com determinação e coragem, altruísmo e boa-vontade, poderemos mudar a paisagem do planeta em um lugar melhor de se viver irmanados nos ensinamentos do nosso Amigo e Mentor Espiritual Jesus Cristo.

            Outros amigos se juntaram ao trio que ali discorria variados temas. Entre eles: “O hábito alimentar chega a ser fator determinante para a lucidez do espírito. Ingerimos tantas toxinas, que vivemos de cérebro obnubilado”. É muito delicado esse assunto, porquanto a Humanidade em sua grande maioria no corre-corre da vida, procura rapidez nas horas que o tempo não se faz de rogado. É tanta toxina acobertada de saúde integral que até pode aprimorar o corpo físico, mas deixa o espírito aprisionado e muita das vezes alucinado por tantas inverdades acerca de uma alimentação mais rica em propósitos mais dignos.

            As farmácias, drogarias e academias estão aí vendendo lobo por cordeiro. Difícil atinar realmente do que o nosso corpo realmente necessita. Se nas consultas com médicos, procuram esses, alinhavar fatores de consubstanciação nas receitas, sempre com a intenção de ganhar em cima da invigilância de muitos que procuram erradamente uma saúde integral. Ledo engano esse. São drogas e mais drogas vendidas livremente. A automedicação leva muitos à sepultura ou se não, a permanecerem em leitos vegetando por tempo indeterminado. E isso sem contar o espírito que nessa dança macabra de interesses escusos, vem a sofrer e muito com essas toxinas que não envenena tão somente o corpo físico. Com o pensamento de um ideal em que bombardeia o corpo com esses medicamentos, o espírito vai se comprimindo, transformando o homem em um espécie de Caixa de Pandora que nem ele mesmo consegue diagnosticar-se quanto às belezas insondáveis da alma.

            Logogrifo, um dos amigos que visitava Dr. Inácio tocou num assunto que deve ser comentado mais vezes em palestras: “Afinal de contas, qual é a cor de Deus? Se Deus não tem cor, nome, sexo ou qualquer outro tipo de diferenciação, quem teria sid o primeiro a eleger a raça branca como superior às demais?”. Você saberia responde essa pergunta? Devo confessar aqui, que o Brasil é uma miscigenação de raças que ninguém tem como dizer qual a raça predominantemente brasileira. Desde o seu descobrimento, portugueses vem interagindo com os índios; por outra com negros vindos da África tornando o celeiro do país num campo fértil de diferentes raças numa só. Ninguém é negro, branco, cafuzo ou amarelo, porque somos e estamos miscigenados, irmanados, reunidos todos num mesmo fanal de prosperidade. Preconceitos, de fato existem, mas sendo um país ainda em transformações sociais e étnicas, é natural que venham, com o passar de gerações a gerações, na conscientização de que todos nós pertencemos ao Foco Criador de Deus. Somos centelhas divinas a caminho de nos tornarmos em Espíritos de Luz.

            O que fazemos de errado nesse mundo! Quanta coisa poderia ser evitada se conseguíssemos controlar nossos pensamentos não os deixando nos influenciar às cegas. É tanta sombra à nossa volta que a luz que reside dentro de nós ainda se encontra momentaneamente enclausurada por não termos o controle devido das nossas ações.

            É um tal de jogar impropérios, em julgamentos prematuros, ou digamos, imaturos que, segundo sabemos, diante de tais despautérios, é como se tivéssemos à frente de um grande ventilador de alta potência tentando jogar farinha… para não falar de outros dejetos às pessoas que se encontram atrás dele. Imaginem a cena…

            Por isso sejamos mais realistas. Aqui entre outros fatores, tudo é idealismo, seja ele religioso, pessoal, espiritual e social. Estejamos à altura de reconhecer em que degrau da escala evolutiva estamos antes de julgar alguém. E olhem, temos muito que subir para alcançar o cume do Calvário da nossa libertação. Façamos a nossa parte… mínima que seja. Não olvidemos que, no ato de julgar estaremos sempre julgando a nós mesmos. O tiro sairá sempre pela culatra. Comigo, Caro Leitor Amigo?

20/01/2023 – Até a próxima segunda-feira pessoal. Divulguem-na para nós. Muita paz.

Aécio César Aécio Emmanuel César
Médium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via