Aos seguidores de plantão de Chico Xavier, meu salve.
Amigos, Jesus conosco. Esse é o 39º livro da lavra do médium Francisco Cândido Xavier e o segundo livro de Emmanuel dissertando acerca de alguns versículos do Novo Testamento contendo 180 preciosidades de rara beleza.
E como de sempre, esse mentor espiritual prefacia com o versículo de Paulo – Coríntios 5:10 quando disse:. “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal do Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito, estando no corpo, o bem ou o mal.” Esse tribunal seria o nosso testemunho ao Mestre, pouco usado e esquecido por muitos fieis e espíritas principalmente.
E ele nos orienta quando disse:. “Entidades discutidoras, levianas, rebeldes e inconstantes transitam em toda parte. Além disso, incógnitas e problemas surgem para os habitantes dos dois Planos”. Sim. As vibrações, sejam elas, boas ou ruins, irradiam sua energia aos vários quadrantes físicos e espirituais. E, assim, os homens desgovernados, deixam que o caos os marquem através de guerras, ódio, mortes…
E ele nos aconselha:. “Acreditamos que não se deve atacar outro círculo de vida, quando não nos encontramos interessados em melhorar a personalidade naquele em que respiramos”. É muito difícil nos tempos que correm, alguém dar força àquele que luta pelos seus ideais, claro, sem prejudicar a quem quer que seja. Outros, contudo, instigam a discórdia, a separatividade através de palavras que soam momentaneamente “inocentes”, que desta feita, não tem absolutamente nada.
E mais uma vez, como Irmão Maior ele nos diz:. “Não adianta guardar a certeza na sobrevivência da alma, além da morte, sem o preparo terrestre na direção da vida espiritual. E nesse esforço de habilitação, não dispomos de outro guia mais sábio e mais amoroso que o Cristo”. Não adianta ficarmos com o Evangelho debaixo do braço, correndo aqui e ali preocupados tão somente na palavra, mas aquém do exemplo a que todos nós deveríamos praticar do nosso Mestre Jesus.
E vejamos alguns direcionamentos ditos por ele:. “Nem tudo o que é admirável é divino. Nem tudo o que é grande é respeitável. Nem tudo o que é belo é santo. Nem tudo o que é agradável é útil”. Acertados pensamentos esses. Nem sempre a Caridade nos dias atuais, pode ser considerada admirável aos olhos dos homens comuns, advinda de coração, pois que a ação benfazeja nem sempre é aquela vista e aplaudida.
Os grandes sábios da nossa história sempre demonstraram a sua pequenez, embora nos tempos que correm, muitos se dizem sábios subindo apenas num tijolinho de barro ou agraciado, hipoteticamente, com um canudo de papel. Hoje as aparências enganam muito.
Creio que existem muitos hereges no Céu e muitos santos aclamados pela Igreja no inferno interior. O hábito não faz o monge. Satisfazer escolhas, nem sempre podem ser classificadas como saudáveis tanto para o corpo quanto para o espírito. Fica a dica.
E para fechar esse comentário deixo para reflexão mais um posicionamento de Emmanuel:. “Afeiçoemo-nos, pois, ao Evangelho sentido e vivido, compreendendo o imperativo de nossa iluminação interior, porque, segundo a palavra oportuna e sábia do Apóstolo, “todos devemos comparecer ante o tribunal do Cristo, a fim que recebermos, de acordo com o que realizamos, estando no corpo, o bem ou o mal”. Com ele, meu Caro Leitor Amigo?
Prefácio por Emmanuel – Livro: Pão Nosso
Pedro Leopoldo, 22 de fevereiro de 1950.
28/05/2024 – Até o próximo livro. Divulguem para nós. Obrigado.
Aécio Emmanuel CésarMédium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.