Entre no canal

Aos seguidores de plantão do Dr. Inácio, meu Salve.

            Cristianismo e Espiritismo… O que significa o Cristianismo para você? Procura seguir seus postulados? Cristianismo… Cristo… Cristãos… Nos tempos atuais você prega o Cristianismo não como uma religião, mas como uma Bandeira exclusiva do Bem Maior em forma de Caridade? E o Espiritismo? Como você se manifesta diante dele? Sendo uma Doutrina Dinâmica, procura se inteirar dela agindo cônscio das responsabilidades a ela cabidas? Procura interagir com o próximo necessitado os seus alicerces bastante sólidos onde Allan Kardec e Chico Xavier são os seus expoentes máximos da Fraternidade? Talvez seja difícil a princípio responder com confiança alguma dessas perguntas, mas se uma conseguiu entender, já é meio caminho andado.

            Sendo o Cristianismo o ápice das virtudes mais iluminadas que um ser humano na atual evolução, pode satisfazer-se com os seus diagramas de luz não existe outro caminho para o ser mais espiritualizado. O Espiritismo segue seus parâmetros onde em tudo codificado, escrito e exemplificado nos leva aos dois Mandamentos Máximos: Amar a Deus acima de tudo e de todos e ao próximo à medida que nos amamos verdadeiramente.

            Vejamos o que nos diz Irmão José em companhia do Dr. Inácio no seu livro “Do Outro Lado do Espelho”, através da mediunidade de Carlos Baccelli: “Os que verdadeiramente se acham dispostos a cooperar com a obra do Evangelho não tem tempo para pensar em si”. Disse bem Irmão José: “… a obra do Evangelho…”. Poderia ter dito a obra do Espiritismo, mas também devemos convir que não estaria errado, pois que Cristianismo, Evangelho e Espiritismo hasteiam a mesma Bandeira de Paz, de Equilíbrio emocional, de Compreensão e, principalmente disposição a cooperar na obra do Bem e do Amor. Chico Xavier, como todos nós – espíritas ou não – sabemos, é o protótipo, não do espírita cristão, mas do Cristão genuíno em todas as suas nuances; de fiel seguidor de Jesus nas terras abençoadas do Cruzeiro do Sul.

            Para esses dispostos a cooperar com a obra ainda inacabada da Caridade, deveremos nos conscientizarmos que “… as regiões sombrias que circundam o planeta estão repletas de espíritos em desespero – muitos deles são criaturas extremamente amadas por nós…”. Disse-nos também o mentor acima. Como podemos observar nessa citação, espíritos em desespero esperam por uma mão amiga, por um braço acolhedor, por um abraço fraterno, por um coração de amor batendo um com outro no ritmo iluminado da assistência, mais que espiritual.., Angélica. Como nessas regiões sombrias, a superfície da Terra não deixa de estar também rodeada de sombras da ignorância, da ditadura religiosa, imposta por representantes que não tiram o olho do próprio umbigo. Espíritos encarnados em total desespero praticam verdadeiras atrocidades – anunciadas, vale aqui lembrar – por falta exclusiva de Espiritualidade nos lares; diálogos entre pais e filhos e vice-versa; de uma dinâmica governamental onde proporia a concordância de crenças direcionadas tão somente à Caridade que é a função de todas elas: orientar seu rebanho para o redil do Mestre Jesus. Mas será que estão cumprindo religiosamente tal desiderato sublime? Diante da realidade que nos é apresentada, creio que não…

            Ainda estamos presos a rótulos religiosos. É uma zona de conforto que ninguém deseja se levantar, pois que é muito fácil pregar uma Doutrina com os lábios, mas o que ela necessita é de mãos fraternais que acolham nos braços os filhos do desespero. Chico Xavier foi categórico em dizer no livro “Kardec Prossegue” de Adelino da Silveira, que  “ser bonzinho é fácil, difícil é ser justo”. Impactante não? Sempre estamos dando uma de bonzinhos com a Doutrina, agora quando é para darmos nosso testemunho frente aos obstáculos que impedem – temporariamente – nossa conquista de amparar os irmãos de jornada, é um Deus nos acuda.

            Ainda com o Irmão José: “… o dever nos pede maior renúncia.”. Essa é a cereja do bolo para que possamos todos nós considerarmos como trabalhadores da última hora. Renúncia… O que ela representa para você? Deixaria a diversão, o passeio, as horas de lazer com familiares e amigos aproveitando do precioso tempo, lembrando dos outros e esquecendo de nós? Na nossa rotina, temos tempo para tudo. Agora quando é para visitar moradores de rua, conversar com velhinhos nos asilos, de dar palavras libertadoras a quem não faz parte do nosso vínculo consanguíneo, toda nossa palavra sobre o Evangelho cai em terra… Já pensou nisso?

            Agora essa citação é o ponto máximo desse comentário de hoje. Vamos refletir bem o que Irmão José relata: “Não existe qualquer diferença doutrinária entre o Cristianismo e o Espiritismo hoje”. O Espiritismo vem fortalecer os ditames do Cristianismo na sua essência mais pura, independente de dogmas, rituais, adorações, mesmices e invencionices como sendo para muitos lidadores à frente das variadas crenças, como um tratado ecumênico que em momento algum tem registros formais dos cristãos na época de Jesus, que se baseavam em exclusivo na Lei de Amor pregada pelo Cristo de Deus, nosso Irmão Maior e Governador da Terra. Muitos adeptos do Espiritismo inventaram muitos decretos, leis, normas, estatutos de ensino que exasperam e muito o verdadeiro espírito de auxílio. Quem realmente tem a obrigação de servir, não se prende a folhas de papel. Simplesmente vai e ajuda. Difícil né????

            Outra pérola de sabedoria do Irmão José: “O inferno, em essência, está na consciência culpada, todavia, por vezes, ele também exterioriza…”. É fato. Temos ainda culpa no Cartório Divino. E pelo visto gostamos desse inferno em nós, não por falta de oportunidades de nos desvencilharmos dele, e sim, comodismo dos mais aterradores. Milhares de espíritos encarnados na Terra ainda consegue segurar suas intempestivas violações contra as Leis Divinas, mas como disse o mentor acima, “O inferno (…) também exterioriza”. É o cenário dos contrastes desequilibrantes de muitas criaturas que estão na Terra para aliviarem o fardo de imperfeições, mas o que normalmente acontece é que muitos de nós voltam à Pátria Espiritual com ele mais pesado do que aquele que o tinham antes de reencarnar. Uma pena…

            E para que possamos melhor refletir acerca do tema, vamos analisar mais uma citação de Irmão José: “Satanás é todo espírito que delibera viver opondo-se à harmonia da vida”. Creio que nos enquadramos nesse pensamento, não? Não será precisamente fazendo o mal para que nos denominem como Satanás. De forma alguma. Mas, contudo, se acomodamos ante a prática do Bem a ser realizado, ficando indiferentes aos desgraçados nas vielas do mundo em que nós somos os responsáveis diretos dessas desditas, com toda certeza somos, eu e você, aquele Satanás que deliberou opor-se à harmonia da vida em si em nome de Deus e de Jesus, o Cristo enviado para nos despertar de tanta ignominia. Por que não pensar dessa forma? Não somos santos ainda, mas nem por isso poderemos cruzar os braços vomitando palavras à esmo do Evangelho e o trabalho a ser feito fica adiado para as futuras reencarnações… Ora, depois muitos acham ruim quando digo “Ai de vós, doutores da Lei e fariseus, hipócritas! Porque fechais o reino dos céus diante dos homens. Porquanto vós mesmos não entrais, nem tampouco deixais entrar os que estão a caminho!.  (Mt 23:13). Estaria você incluído nesse pacote, meu Caro Amigo Leitor?

13/03/2023 – Até a próxima quarta-feira – Divulguem-na para nós. Gratidão.

Aécio César Aécio Emmanuel César
Médium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via