Entre no canal

Aos seguidores de plantão do Dr. Inácio, meu Salve.

            Consciência… Estará você com uma sintonia necessária no sentido de ouvir seus conselhos? Ou falta-lhe órgãos necessários – ainda não desenvolvidos – para que se erre bem menos ante os tropeços e quedas inerentes àqueles que ainda se julgam sábios o suficiente para não atentar-lhes às advertências?

            O que diria a respeito Irmão José no encontro com Dr. Inácio narrado no livro: “Do Outro Lado do Espelho”, pelo médium Carlos Baccelli sobre ela: “A consciência se reerguerá quantas vezes venha a cair …”. Sim. Ela é persistente, vivaz, operante com a personalidade que lhe venha trilhar caminhos menos promissores. Pensando aqui com meus botões, a consciência se parece com a sobrevivência do espírito após a morte física. Para muitos, não teria ainda dados “convincentes” das suas existências. Será que seria só por esse motivo?

            É fato segundo o mentor acima que “A ignorância é que responsabiliza pelo sofrimento”. O quanto sofre o homem na bendita escola das reencarnações! A não aceitação dos ditames do Criador, faz com que esse homem se estacione nos cômoros da indolência, até que, no momento aprazado, venha a despertar da importância de prosseguir sob o peso da cruz das suas aflições mais íntimas. Quantos choros e ranger de dentes esse mesmo homem ainda suportará para que tenha em mente a soberana vontade de conhecer os desígnios de Deus como Força Motriz para a sua libertação espiritual?

            Segue as advertências do Irmão José: “Não temos outra alternativa, que não seja a do esforço contínuo pela autossuperação”. Nesse sentido, observo muitas pessoas procurarem recursos terapêuticos como única medida certa para seus problemas mais íntimos. Ledo engano. Muitas vezes esses medicamentos pioram a situação, pois que não tratam a raiz do problema que se encontra em seu mundo mental mais profundo. Muitas questões de trato emocional poderiam como podem ser tratados – a princípio – com a Evangelhoterapia antes que doenças que não se encontram no quadro de provas da atual reencarnação, possam ser melhor medicadas quando a mente passa a projetar com o pensamento elevado, embora as chicotadas da vida o impeça de ver os transtornos mentais com os olhos da alma. Daí a autossuperação.

            Uma pergunta de D. Modesta a Odilon Fernandes me fez abrir um leque de perquirições a respeito. Vejamos: “É possível calar a voz da consciência?”. Será que temos esse poder? Ou ela, sendo paciente, irá dosando com medidas homeopáticas o desenvolvimento das nossas faculdades auditivas? Seria bom alvitre desinteressarmos dos seus conselhos? Ou as consequências desse descalabro virá a galope?

            Dr. Inácio fora inspirado quando disse: “… o interessante é que a consciência  nos adverte  antes da ação praticada…”. Se cairmos, não teremos desculpas de que não nos fora avisado bem a tempo de desistirmos dessa ou daquela ação desastrosa que na grande maioria, não se pensa das consequências severas que se atrai com atos de vandalismo contra nosso semelhante.

            A consciência humana é muitas vezes alimentada por vibrações nocivas que consideravelmente o passado se faz presente em nossas vidas. Não é fácil desvencilharmos de vícios alimentados por milênios a fio numa só existência. Daí as reencarnações sucessivas e compulsórias que nos testarão nossa capacidade de interagir com o Plano Divino na justa medida de reparar os erros cometidos e, consequentemente, conquistarmos planos mais suscetíveis com o nosso merecimento.

            “Ninguém quer se lembrar que foi um pedreiro, um varredor de ruas, uma lavadeira, um pedinte… Preferimos ter sido grandes e maus a pequeninos e bons”. É a trágica comédia humana. Como disse, ainda estamos ligados a um passado obscuro e sinistro que ainda desejamos alimentá-lo mesmo que pra isso venhamos a pesar ainda mais nosso fardo de aflições. Lembro numa das conversas de Chico com aquelas pessoas que o visitavam, certa vez uma senhora lhe disse que descobriu que fora uma rainha. E ele muito simples após o término da revelação, disse ter sido a pulga do leão. Convicto, direto, pleno… Muitos procuram saber por adivinhações o que foram em existências passadas. Difícil atestar essa veracidade. E os falsos profetas lhe enchem a soberba falando que foram reis, barões, condes, rainhas até deuses não revelando que nesses postos, mandou matar centenas de almas a eles subordinadas. Quer saber o que você foi em especial na última existência, analise muito bem a sua vida atual; os seus deslizes, as suas inclinações, o mal ou o bem como característico fiel da sua personalidade atual. Levará um susto caso venha refletir bem na vida que hoje leva e que a levou a ser hoje o reflexo de um passado não muito iluminado.

            Se existe o Véu do Esquecimento, boa coisa não fomos para que Deus assim determinasse essa proibição. Somos ainda carrascos da ignorância, seja ela, religiosa, social, política, familiar, pessoal. Ainda não temos cacife para julgar nossos defeitos e nossas inclinações. É mais fácil ver nos outros as fragilidades, as inclinações e tendências que não aceitamos ainda também como nossas.

            E como disse muito bem Odilon Fernandes: “Raramente temos cérebro para nos conduzir tão distante no tempo e, depois, semelhantes lembranças não seriam de real proveito”. Creio que ainda não temos também consciência da correção necessária para que não deixemos com que o passado nos imponha sua energia alucinógena continuando a alimentar o mal em nós. Temos muito a perquirir sobre nosso mundo íntimo que sabemos muito bem de que ele é constituído, não é mesmo?

            E para fechar com chave de ouro, mais uma iluminada citação do amigo espiritual do parágrafo acima: “... qual a utilidade prática em saber se animei, em vidas transatas, o corpo de um homem ou de uma mulher, (…) se vivi no Egito à época dos faraós ou na Grécia nos dias de Sócrates?…”. Tem muitos adeptos principalmente no Espiritismo que – não sei por cargas d’águas – insistem e propagam várias reencarnações de um mesmo espírito às custas de que e para que? É mais acertado procurarmos nos melhorar diante dos exemplo deixados por vários espíritos de Escol que permaneceram conosco e, na grande maioria, deixamos de vê-los praticando o Bem a que todos nós temos o dever de seguir-lhes os exemplos. Essa é a nossa real preocupação. O que passou… passou. Atentemos para isso. Comigo Caro Leitor Amigo?

15/03/2023 – Até a próxima sexta-feira pessoal. Favor divulgar para nós. Gratidão

Aécio César Aécio Emmanuel César
Médium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via