Entre no canal

Aos seguidores de plantão de Chico Xavier, meu salve.

        Amigos… Ao meu ver, creio ser esse livro, um manancial evangélico de alto teor histórico. Com extrema facilidade de raciocínio, o Repórter do Além, Humberto de Campos nos leva, através de seus escritos, na mediunidade do saudoso apóstolo do Cristo, Chico Xavier, uma breve passagem em relatos durante o Cristianismo Primitivo. Difícil para nós humanoides atrelados hoje, à uma tecnologia escravagista, imaginar como seria conviver pessoalmente com o Mestre Jesus.

 Muitos, dessa época, não O viam como o Enviado de Deus relatado pelos profetas. Seria, ao contrário, um revolucionário perigoso, um déspota, um falso profeta, que trazia à populaça, a Boa Nova do Reino de Deus que anda desconheciam. E, como hoje, muitos ainda contrariam a Lei e os Profetas, por não desejarem aprofundar em verdades que venham destronar ideias esdrúxulas, não, claro, sobre si mesmos, mas sobre o Mestre Jesus.

            Como poderemos analisar, já se passaram mais de dois mil anos e as religiões dos homens ainda O maculam com sua criancice ignóbil de parecerem filósofos, mas o são, a meu tímido olhar investigativo, no seu contexto de conhecimentos, quais vermes rastejando nas latrinas da vida ilusória, de pensarem ser o que ainda não o são.   

 Jesus nos trouxe a Boa Nova isenta de religiões. Essas, por si só, ignoram fieis e representantes como criaturas carentes de uma cristandade macerada dentro de uma religiosidade, que não segura tanta ignorância e bestialidade, embora hoje nos tempos que correm, difícil dizer que não sabemos o que fazemos.

            E, em seu prefácio, Humberto nos relata um Jesus que pouco conhecemos, sem a toxidade que as religiões O assimilaram em conceitos mitológicos.

 O Evangelho na sua simplicidade não precisaria de religiões para demonstrar uma fé muito pálida para ser testemunhada, enquanto muitos ateus praticam a Caridade mesmo não acreditando em Deus.

            E ele diz curto e grosso sobre o objetivo dessa obra:. “Meu problema atual não é o de escrever para agradar, mas o de escrever com proveito”. Tem muitos palestrantes que infelizmente, para agradar a um público privado, alimentam as ilusões em que se prestam em suas zonas de conforto e não para tirá-la desse antro vergonhoso para a lida, para a reforma, para a transformação interior.

            Hoje, especialmente muitos desses lidadores da palavra fácil, magnetizam assembleias quanto à liberdade de pensar e a idolatria quanto à uma anarquia muitas vezes usando – em vão – o nome de Deus e de Jesus.

 E para muitos espíritas ou não, em diversas dimensões espirituais que nos envolvem, existem educandários para todo o tipo de entendimento. Vejamos:. “Escolas numerosas se multiplicam, para os Espíritos desencarnados. E eu, que sou agora um discípulo humilde desses educandários de Jesus, reconheci que os Planos espirituais têm também o seu folclore. Os feitos heroicos e abençoados, muitas vezes anônimos no mundo, praticados por seres desconhecidos, encerram aqui profundas lições…”. É o tal negócio que sempre falo. Há muitos considerados santos no inferno do que poucos hereges no Céu. Humberto não me deixará mentir quanto.

            E ele complementa quanto ao feitio dessa obra:. “Inumeráveis observações sobre o Mestre e seus continuadores palpitam nos corações estudiosos e sinceros. Dos milhares de episódios desse folclore do Céu, consegui reunir trinta e trazer ao conhecimento do amigo, generoso que me concede a sua atenção”. São eles: Boa Nova, Jesus e o Precursor, Primeiras Pregações, A família Zebedeu, Os Discípulos, Fidelidade a Deus, A Luta contra o Mal, Bom Ânimo, Velhos e Moços, O Perdão, O Sermão do Monte, Amor e Renúncia, Pecado e Punição, A Lição a Nicodemos, Joana de Cusa, O Testemunho de Tomé, Jesus na Samaria, Oração Dominical, Comunhão com Deus, Maria de Magdala, A Lição da Vigilância, A Mulher e a Ressurreição, O Servo Bom, A Ilusão do Discípulo, A Última Ceia, A Negação de Pedro, A Oração do Horto, O Bom Ladrão, Os Quinhentos da Galileia, Maria.

            Como podemos observar nos títulos acima, muita coisa concorre para a nossa personalidade atual, ante tantos desequilíbrios por carência afetiva e efetiva do Evangelho no coração. A Humanidade em si, ainda não sabe rezar. Multidões de fieis se aglomeram em mesquitas, templos, igrejas e até mesmo em muitas Casas Espíritas para recitarem juntas, preces passadas de antepassados tão somente. Mas não é o suficiente. Não conseguem deflagrar, vamos dizer assim, as emoções trancafiadas que realmente mexem sem controle no íntimo do ser. Outros tantos frequentam suas crenças, para ouvirem sermões sobre o Evangelho, mas do mesmo jeito que entram, saem carregando um fardo de inquirições íntimas que não achou sossego e paz d’alma, nas palavras de muitos palestrantes.

 E Humberto nos dá certa dica de importante valor:. “Hoje, não mais cogito de crer, porque sei. E aquele Mestre de Nazaré polariza igualmente as minhas esperanças”. Aqui, qual seria sua fé ante o conhecimento até então conquistado? Um e outra pode estar interligados quanto a saraivada de cogitações ao famoso pensamento: “Ser ou não ser, eis a questão.”, meu Caro Leitor Amigo?

Boa Nova por Humberto de Campos

Pedro Leopoldo, 9 de novembro de 1940.

Por favor inscreva-se no canal, curta o canal apertando a mãozinha de ok e ative o sininho para novos vídeos.

20/04/2024 – Até amanhã pessoal. Divulguem para nós. Obrigado.

Aécio César Aécio Emmanuel César
Médium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via