Entre no canal

Aos seguidores de plantão do Dr. Inácio, meu Salve.

            Mérito… Algum de nós em um planeta de provas e expiações o teria? Você faz por onde merecer? O que acredita ter mérito numa simples esmola?… Na distribuição de um prato de sopa? De agasalhar alguém necessitado de seu supérfluo? E depois desse ato, essa vontade desaparece. Bate asas. Lembremo-nos do que Jesus disse: “A cada um segundo suas obras”. Estaria você enquadrado nela?

            Segundo as sábias palavras de Odilon Fernandes, narradas no livro “Na Próxima Dimensã” livro esse do espírito Dr. Inácio pela mediunidade de Carlos Baccelli: “… na Natureza, não existe transição brusca; tudo obedece a um encadeamento lógico baseado na Lei do Mérito…”. E como ela age perfeitamente, não é mesmo? Estaria pensando em ir direto para um céu porque doou dinheiro pra a Igreja, sendo um privilegiado de Deus? é triste informar para esses, pois, como sabemos, existe céu nas Trevas também. Rsrsrs

            No Universo nada sai do controle, do equilíbrio, onde até o caos cósmico tem um controle em si mesmo. Já refletiu como está sendo seu comportamento nessa existência? Principalmente naquelas pequeninas coisas como sendo um aborrecimento, uma decepção, um silêncio mórbido, uma raiva repentina que, mesmo sendo repentina atinge alguns órgãos do seu organismo tendente a pegar certa enfermidade mais rápido do que outros órgãos mais bem fortalecidos, vamos dizer assim.

            Interessante uma outra citação desse dentista ilustre acima: “Como, por exemplo, adquirir asas nos ombros, se ainda mal sabemos o que fazer com as pernas?”. Nada mais que justo, não é mesmo? Podemos até tê-las, mas com certeza elas terão avaria sérias, porque como disse o amigo espiritual:… não sabemos o que fazer das pernas”. Pela nossa sintonia baixa e obscura, com certeza essa direção não será para cima…

            Muitos religiosos tem a ousadia de, porque são tidos como mensageiros de Deus na Terra, terem amplos poderes no que, digamos, financeiros. Não é a toda que muitas igrejas e templos tem até um banco próprio. Essa dinheirema toda é de mérito de quem? A palavra de Deus está sendo comprada e vilipendiada por falsos profetas da atualidade e ninguém ousa abrir a boca para mostrar tanta descalabro. Como não posso falar – por enquanto – meus dedos correm no teclado de um computador, onde estando ou não inspirado por vibrações de acalanto que sei – vale aqui ressaltar – não mereço tanto acolhimento da parte dos Mensageiros do Mais Alto.

            Em comentimento aos religiosos do parágrafo anterior, ligo a eles os espíritas, por pensarem que, estando numa Doutrina esclarecedora pensam ser privilegiados a todo custo. Ledo engano. “A Doutrina torna conscientes de nossas enfermidades, porém a tarefa de cura nos pertence…”. Sim. A Doutrina Espírita ela pode ser analisada e estudada não apenas por aqueles que resolveram seguir seus postulados que – diga-se de passagem – trocaram-nos para outros que em nada preenche lacunas no Espiritismo, pois nele não existe rachaduras.

            O cristão genuíno não corre das lutas, jamais esmorece ou se acomoda em diretrizes que pensam estarem certos, mas não estão. A fé não pode se confinar a quatro paredes de um Templo, de uma Igreja ou de uma Casa Espírita. Afé raciocinada está bem além das nossas conjunturas religiosas. Não estou com esse meu falar, – vale ressaltar – querendo mudar a cabeça de ninguém quanto uma religiosidade Augusta e Divina. De forma alguma e, para fortalecer esse meu raciocínio, vejamos outra citação desse capítulo: “As orações dos fieis de todas as crenças tem pra Ele (Deus) – grifo nosso, o mesmo valor;  às vezes, quem ora aos pés de um santo de barro ora com mais fervor do que aquele que já libertou a fé de tantas formalidades”.

            Nesse emblemático ponto de vista que a fé se implanta em muitas das formalidades humanas, quem espera um milagre frente à um santo de barro, muitas vezes, é a própria pessoa que, elevando seu pensamento e, irradiando sua força mental acima das convenções religiosas e, tendo o merecimento, ganha a causa dos seus sofrimentos.

            Nesses aglomerados religiosos onde estatutos fortalece mais a carência de princípios nobres de muitos representantes de crenças conhecidas, com sua mesa diretora que engaufiam com muitas regalias onde se esbaldam nos cargos, se distanciando dos encargos como sementes vivas a darem frutos sazonados de simplicidade e de esperanças a quem delas vieram semear.

            Como existem grupos religiosos que ficam só na teoria, outros tantos, bastante conhecidos por nós e que os chamamos de nossos, também não foge à regra. Muitos, e não são poucos, procuram a sombra dos outros para darem exemplos que na sua prática não funcionam muito bem. Não estou aqui querendo bater o martelo anuviando meu raciocínio quanto às crenças religiosas. Muito pelo contrário. Seremos julgados, sim, sem sombra de dúvidas pelo juiz que é a nossa consciência. Ela não tem privilegiados. Não passa a mão na cabeça de ninguém. Errou… paga. É da Lei Maior. E a consciência irá nos acusar cada falta cometida, sem tirar ou colocar um ceitil que seja.

            Quanto à nossa vagorosa trajetória existencial “… os progressos são lentos – tão lentos que, por vezes, nos parecem inexistentes, mas vamos caminhando. A turma não quer estudar e assumir a tarefa com disciplina. Muitos começam  e quase todos desistem”. Sábias palavras do Dr. Inácio. A roda da evolução tem sempre o movimento que lhe é própria. Nós, seres humanos é que estacionamos nos cômoros da preguiça não se importando no dia de amanhã que muitos dizem pertencer a Deus, mas, se não tomarmos a iniciativa de direção dos nossos pensamentos, esse nave corporal entrará em pane e será tarde demais reclamar pelo leite derramado. Quanto ao estudo, os Dez Mandamentos estão aí ainda em voga esperando nossa boa-vontade para aplica-los em nosso Modus Vivendus e assim, conquistarmos outros patamares de aprendizado.

            Para reflexão vamos analisar as palavras de Odilon Fernandes. E entre a dúvida e a certeza dos nossos passos: “… é a dúvida que desafia o homem a caminhar… a certeza é o ponto final de jornada empreendida”. O sustentáculo das nossas derrotas e vitórias nesses passos encontrarão em seus pilares, na Lei irretorquível do merecimento. Comigo, meu Caro Leitor Amigo?

12/05/2023 – Até a próxima segunda-feira. Favor divulgar para nós. Gratidão.

Aécio César Aécio Emmanuel César
Médium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via