Estudo da Obra: Evolução em Dois Mundos – Chico Xavier – André Luiz.
Cap. 1: FLUIDO CÓSMICO.
Aos seguidores de André Luiz, meu salve.
Analisaremos hoje o primeiro parágrafo do sub-item: Plasma Divino.
O fluído cósmico é o plasma divino, hausto do Criador ou força nervosa do Todo-Sábio.
O Fluido Cósmico.
Esse fluido é descrito por André Luiz como sendo a essência primordial do universo, a partir da qual todas as coisas são formadas. Esse conceito pode ser comparado à ideia de uma substância universal que envolve todo o composto criado do Cosmos, similar à noção científica de energia, que é a base de toda a matéria.
O fluido cósmico se apresenta em todas as coisas no universo e que estão interconectadas, implicando que, as ações em uma parte do universo, podem ter repercussões em outras tantas. Isso reflete a ideia de um universo paralelo, onde tudo está interligado.
A matéria e a energia são intercambiáveis, conforme a teoria da relatividade de Einstein. Analogamente, o fluido cósmico pode se transformar em diversas formas de matéria e energia, conhecidas ou não, facilitando a evolução da Criação e principalmente do desenvolvimento da consciência.
Esse fluido cósmico pode ser moldado pelo pensamento e pela vontade, concomitantemente pelos espíritos arquitetos, esses, angélicos, sugerindo que a mente humana – em um nível bem inferior –, tem o poder de influenciar a realidade física de maneiras não compreendidas pela ciência e de não ser aplicada, ainda, no Modus vivendus humano.
Plasma Divino.
O plasma divino é considerado uma emanação direta de Deus, indicando que essa substância é que dá vida a todo o universo, sendo a essência de todas as formas de vida espiritual e material. Esse conceito reforça a ideia de uma presença divina constante e imanente em todas as coisas.
Como o próprio André Luiz nos revela, o fluido cósmico, é tido também como plasma divino, uma forma sutil e espiritual dessa substância universal. Isso nos faz refletir que existem inúmeros níveis dessa substância, que são mais etéreas e próximas da essência divina, como afastadas desse Foco Criador.
Os espíritos superiores são capazes de manipular o plasma divino para criar ou modificar formas no plano espiritual. Isso implica em um nível avançado de tecnologia espiritual, onde a manipulação da essência divina é usada, entre outros fatores, para fins essencialmente de criação.
Como plasma divino, esta substância pode ser aceita como a fonte de toda a vitalidade no universo. Tudo que existe deve sua existência e sustentação a essa energia divina onipresente.
Hausto do Criador.
O hausto do Criador refere-se ao “sopro” divino que dá vida e consciência a todas as criaturas. Isso nos faz lembrar do conceito bíblico do “sopro de vida” de Deus que, segundo a Bíblia, animou Adão. Sugere que a vida é uma infusão direta dessa energia.
O hausto do Criador não apenas anima a matéria, mas também transmite consciência e inteligência aos seres criados simples e ignorantes, segundo o estágio até então conquistado. Isso nos mostra que a consciência é uma propriedade divina transmitida a todas as formas de vida, através dessa energia vital, segundo o reino em que estagia a Centelha Divina.
Essa força vital é constantemente renovada e sustentada pelo Criador, implicando que a existência e a evolução contínua da vida, dependem desse fluxo constante de energia vinda dessa Fonte Suprema.
Esse hausto integra-se diretamente com a alma dos seres por Ele criada, sugerindo que a alma é uma extensão dessa energia divina, carregando consigo, a essência e as qualidades do Criador.
Força Nervosa do Todo-Sábio.
É também uma forma de energia consciente que ainda não sabemos caracterizá-la em todo o cabedal criacionista. Esse universo não é composto de matéria inerte, onde não existe vácuo como o entendemos, mas animado por uma inteligência superior que impulsiona o mecanismo de expansão do Cosmos.
Essa força nervosa coordena e harmoniza todas as ações e reações no universo, funcionando como um sistema nervoso cósmico que regula a ordem e a evolução de todas as coisas.
Através dessa força, os espíritos podem comunicar-se e influenciar o mundo material, sem interferir no seu livre-arbítrio, indicando que existe um meio de transmissão de pensamentos e intenções entre diferentes níveis de existência.
A força nervosa do Todo-Sábio possui um poder criador, capaz de gerar e transformar formas de vida em níveis inconcebíveis por nós. É fato que a criação não é um evento único, mas um processo contínuo, mantido por essa energia divina. Comigo, Meu Caro Leitor ou Ouvinte Amigo?
27/06/2024 – Até a próxima pessoal. Sivulguem para nós. Obrigado.
[aecio]