Entre no canal

Comentário: a palavra “mesmo”, com o sentido de “próprio”, atua como um pronome demonstrativo de reforço, e concorda, sempre, em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural) com o sujeito, seja este um pronome ou um substantivo.

Exemplos:  – ela mesma (própria), com a família, fez o “Evangelho no Lar”;

                  – eles mesmos (próprios) distribuíram os agasalhos aos carentes.

Nota: jamais podemos usar a palavra “mesmo”, em suas quatro variações: “o mesmo”, “a mesma”, “os mesmos” e “as mesmas” para substituir um substantivo ou um pronome pessoal.

Exemplo: aborto, pena de morte, eutanásia, estupros, terrorismos e guerras são crimes hediondos e chegará um dia em que eles (e não: “os mesmos”) serão vistos como períodos de barbárie em nossa vivência neste Planeta Terra.

✉ Fique Atualizado!




--- Início do Link Patrocinado ---
Apoie o Vivência comprando um Amazon Echo Show
--- Fim do Link Patrocinado ---

Nota: doravante, ao lermos a famosa frase constante nas placas dos elevadores: “ao entrar no elevador, verifique se ‘o mesmo’ se encontra neste andar”, eliminemos mentalmente o pronome “o mesmo”, nela inserido, e verifiquemos se ele (e não: “o mesmo”) se encontra naquele andar.

Dica importante – aos redatores, concursandos e vestibulandos de quaisquer áreas: a palavra “mesmo” – exemplificada na sequência – assim se classifica gramaticalmente:

– eles trabalham na mesma firma = adjetivo, pois, nesta acepção, pode ser variável em gênero e número, de acordo com o substantivo que o qualifica;

– ela esperava um resultado melhor, mas ficou tudo na mesma = substantivo e é, também, variável, de acordo com aquilo que queremos especificar;

– esta moeda é, mesmo, verdadeira? = advérbio, pois, nesta acepção, é invariável;

mesmo doente, prosseguiu fazendo suas obras de caridade = conjunção;

– nós mesmos estaremos aí hoje à noite = pronome.

Antonio Nazareno Favarin Antonio Nazareno Favarin
Professor de Português, Revisor de livros de São José dos Campos-SP.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via