Entre no canal

“ÁLCOOL-GEL”  ou  “ÁLCOOL EM GEL”?

Explicação: estas duas expressões “álcool-gel” e “álcool em gel” tornaram-se populares pela pandemia do Coronavírus e, mesmo por serem novas, ambas podem ser usadas como corretas.

Este tipo de álcool foi recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para ser feita a higienização e prevenção ao Covid-19, quando não há como realizar a higiene das mãos com água e sabão.

É, em verdade, o álcool etílico com a textura em gel, usado para diminuir os agentes patogênicos nas mãos.

Os termos “álcool” e “gel” são substantivos e, usados juntos, “gel” transforma-se em adjetivo para especificar o tipo de álcool.

A respeito disto, frisamos que é comum em nosso léxico um substantivo tornar-se adjetivo para qualificar algo: é o caso de projeto-piloto, caneta-tinteiro e do próprio álcool-gel (o hífen aqui é adequado, pois trata-se de dois termos aglutinados).

Em contrapartida, a expressão preposicionada “álcool em gel” é utilizada para especificar o tipo daquele produto, assim como nestes outros exemplos: sabão em pó ou sabão em barra.

Portanto, sem medo de errar, continuemos fazendo a nossa parte, preservando-nos imunes ao covid-19, usando o “álcool-gel” ou “álcool em gel” para higienizarmos as mãos nesta pandemia.

“ACARRETAR  EM”  ou  “ACARRETAR”?

Correto: acarretar

Explicação: acarretar significa “causar”, “ocasionar”, “conduzir”, “dirigir”, “provocar” etc. De acordo com a norma culta da Língua, é inadequado usar este verbo seguido da preposição “em”, no sentido de ter como consequência.

Este verbo apresenta duas regências: acarretar algo (transitivo direto) e acarretar algo a alguém (transitivo indireto).

Vejamos dois exemplos:

  1. Esta pandemia está acarretando muitos sofrimentos e transtornos (objeto direto) à população mundial (objeto indireto).
  2. O incidente acarretou transtornos (objeto direto) a muitas pessoas (objeto indireto).

___________________________

Reflexão:

– “A Intuição é sua bússola interior. Ela escaneia as intenções das pessoas, detecta mentiras, mapeia vibrações de ambientes e mostra os melhores caminhos” – Carlos Torres – escritor.

– “A vida por fora de nós é a imagem do que somos por dentro” – Chico Xavier.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via