Entre no canal

A vida, sem sombra de dúvida, é a maior benção que Deus nosso Pai e Criador poderia nos conceder, pois é através da oportunidade reencarnatória que temos a dádiva de crescer – seja no tocante à intelectualidade, à moralidade ou à espiritualidade.

Quando entendemos a vida e a aceitamos do jeito que ela é, sem nos perdermos no labirinto das reclamações e das queixas, iremos ver o quanto nossa oportunidade é abençoada.

Vida é sinônimo de equilíbrio…mas como iremos equilibrar nossos pensamentos, se nossas ações, se nossa postura no dia-a-dia falam contrário ao que o Espiritismo vem nos ensinando e mostrando?

Há uma frase do mentor Emmanuel, pelo nosso querido e admirado Chico Xavier, que muito nos convida a essa reflexão interna, quando afirmam:

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.

É um convite a não perdemos mais tempo com o que fizemos, e sim arquitetarmos o nosso amanhã através do nosso hoje, pois Paulo, o apóstolo dos gentios, afirmou:

O plantio é livre, mas a colheita tornar-se-á obrigatória”.

Não podemos mais imaginar que podemos fazer de tudo e que nada tem consequências; a vida é um reflexo da lei de “Ação e Reação”. A ação fica a nosso encargo e a reação vem naturalmente devido às Leis Divinas, que a rege sob a lei de justiça.

A vida é muito parecida com uma orquestra: para que uma orquestra possa dar o seu melhor, um instrumento tem que estar de acordo com o outro; um músico na mesma sintonia do outro. Com a vida, o seu entendimento se dá da mesma forma: precisamos estar em harmonia seja no lar, seja no trabalho, seja na religião, ou mesmo na sociedade a qual estamos vinculados.

✉ Fique Atualizado!



Rádio On-line Vivência Espírita

--- Início da Publicidade --- --- Fim da Publicidade ---

Quantas não são as doenças, dores, enfermidades que associamos para nós mesmos devido a nossa mente desequilibrada. Há outra frase de Emmanuel e nosso querido Chico Xavier que se encaixa bem nesse contexto:

Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta”.

Nosso Pai, que é Deus, nos dá as mais variadas oportunidades. Mas de nada adianta essas oportunidades se nós nada fazemos com elas; se perdemos tempo com as coisas que poderiam ser facilmente evitadas e superadas, temos o livre arbítrio e podemos hoje dar os mais belos frutos.Tudo está em nossas mãos.

Há um pensamento mundialmente conhecido de Charles Chaplin:

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.

Que belo pensamento e modo de ver a vida; precisamos nos entregar mais no que estamos envolvidos, colocar mais sentimento…vivemos num mundo com tantos avanços no campo intelectual, e nessa atual oportunidade que nos encontramos, somos convidados a começar a desenvolver o sentimento (além de desenvolver o intelecto).

E nada melhor do que começar no hoje, nessa bela oportunidade encantatória que Deus está concedendo a cada um de nós.

Quando lemos e estudamos o livro “O Evangelho segundo o Espiritismo”, iremos ver duas frases que muitas vezes as confundimos em seu significado. São elas:

‘O Homem do mundo’ e ‘O Homem no mundo’

Um é o oposto do outro: enquanto o “Homem do mundo” se torna escravo do que o mundo lhe oferece, o “Homem no mundo” vive com tudo que o Mundo lhe oferece, mas sem se tornar escravo do mundo.

Eis a escolha em nossas mãos: Queremos ser qual desses dois personagens? Vale lembrar que Jesus nos afirmou, através de Lucas, XVI:13 :

Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer um e amar ao outro, ou há de entregar-se a um e não fazer caso do outro; vós não podeis servir a Deus e às riquezas”.

Não podemos servir com lealdade a dois senhores, ou serviremos a Deus ou a Mamom; hoje sabemos que Mamom é a representatividade do materialismo.

Precisamos viver a vida e gradativamente irmos nos libertando das amarras que ainda nos prendem ao homem velho.

Entendimento e vida nada mais são do que um convite singelo a um mundo melhor.

André Luis Chiarini Villar

--- Publicidade ---

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via
Send this to a friend