Entre no canal

Aos seguidores de plantão do Dr. Inácio, meu Salve.

            Exus… De uma religião a outra, os espíritos malignos tem denominações diferentes. Para uns são demônios, capetas, espíritos sombrios, diabos, lúcifer… Independentemente o nome que lhes damos, o mal é a caracterização desses espíritos. Mas, devemos considerar que eles não são encontrados apenas no Além. Entre nós, encarnados, revestindo uma couraça de carne, eles também vivem mais perto de nós do que a nossa vã filosofia acredita.

            Hoje, os demônios não são mais aqueles em que nossos pais e avós diziam ser eles, com chifres e rabo, fisionomia assombrosa, carregando nas mãos um tridente incandescente. Não… Não… Hoje eles podem também se transfigurar e aparentar belos, ricos, boa fala, com posição social invejável ou munido de um poder transitório em um cargo relevante de uma comunidade ou de uma nação. Coincidência?

            Eles estão em toda parte, decerto. Está no meio de nós aguardando o momento propício de nos dar o golpe certeiro. Outros desses, porém, deixam com que a discórdia entre os homens se manifeste para assistir aos escândalos dela provinda, de camarote. E como eles se deliciam ante nossas podres fraquezas.

            Dr. Inácio recebe a visita de D. Querubina. Ela é mãe de santo. Veio trazer um pouco de consolo e alívio para o coração desse médico destemido. Veio ela trazer um recado de seu mentor Pai Jacó informando-lhe que naquele Sanatório está uma congregação de exus. Vejamos o que ela o informa: “Pai Jacó me mostrou, meu filho e eu vi… São dezenas, todos com tochas acesas na mão e longas roupas escurar e tem um chefe…  Não pude ver o rosto dele, mas me parece um espírito muito mau”. Como disse no limiar dos meus comentários da semana, muitos se transfiguram em religiosos do mal. Esses são os mais perigosos. E o seu campo de ação está crescendo assustadoramente.

            Dr. Inácio sabia que tudo que ela dizia era verdade, pois que ele e a sua equipe vivenciavam essa sensação de ansiedade acerbada há algum tempo. Outra coisa significativa nessa citação, é a beleza da sua mediunidade mesmo não fazendo parte diretamente da religião espírita. A mediunidade em si não é privilégio só dos espíritas. Outras religiões a tem por médiuns diversos. E deveria ser melhor estudada, analisada e refletida, pois que, ela, sem o cabresto da disciplina e do conhecimento, pode ser comparada a um carro sem freios.

            E isso é tão verdadeiro, que tem obreiros e obreiras que se revestem de uma pureza moral aquém daquela que deveria seguir de guia, de alicerce para fortalecer, através do exemplo, a doutrina que professa. De respeitar todo o esforço dos insignes desbravadores da mediunidade que nos deram o caminho promissor e seguro para que as quedas sejam mínimas. Mas… “Desperta tú que dormes e levanta-te dentre os mortos e o Cristo te esclarecerá”. Lembram-se dessa passagem bíblica de Efésios 5:14?

            Pois bem, a vigilância aqui deve, sim, ser redobrada em todos os sentidos por todos nós que temos uma Doutrina A, B ou C, para serem zeladas. A cabeça do nosso querido Dr. Inácio está a prêmio. E observem que até hoje, em pleno século XXI, mesmo passados mais de vinte anos dessa obra ser lançada, a perseguição para com ele continua célebre. Será só com ele ou tem mais alguns que tem o mesmo seguimento de ideias e de ideal? Hoje sem as fogueiras do Santo Ofício, muitos dos seus seguidores estão sendo crucificados através da língua ferina. E que língua…

            Antes porém de retirar-se do Sanatório, D. Querubina perguntou ao Dr. Inácio se ele aceitaria uma benzição que pelo Espiritismo nada mais é que um passe. Depois de uma prece, a mãe de santo caiu em transe, ou seja, incorporou Pai Jacó. E mais uma vez um recado de advertência: “Os exus estão revoltados; estão resistindo aos apelos da Lei para que retomem o corpo na Terra… Amotinaram-se no Além. Um dos líderes deles está aqui”. Interessante essa citação, não?

            Diante dessa verdade, fortalece o que Kardec nos revelou de que a morte não transforma ninguém em anjo ou em santo. A vida, decerto continua, não sendo tão somente um lugar de névoas. Espíritos há que se encontram revoltados, irritadiços, principalmente com aqueles que buscam fortalecer sua fé nos cômoros da Verdade que em sua essência, ela, por enquanto, é bastante dinâmica, progressiva e iluminada.

            Quanto à essa amotinação, lembrei-me de uma passagem do livro “Nosso Lar” na questão da insatisfação de muitos dos seus residentes quanto à alimentação. Tivera o Governador que abrir os calabouços, preparar as armas para que diminuíssem a revolta de muitos. E tem gente que não acredita que houve essa rebelião nessa Cidade-Modelo. Vai entender certos espíritas…

            Outra citação bastante marcante para novas reflexões: “Querem combater o Espiritismo, investindo contra aqueles que o representam na comunidade. Não basta morrer, para aceitar a Verdade”. Mais claro impossível, não é mesmo? Eles não descansam quanto ao objetivo de macular essa Doutrina de Amor e de Despertamento. Para isso, os líderes das sombras fortalecem os egos de muitos correligionários que se dizem fieis ao Cristo, a Kardec e ao Chico, para infiltrar, sutilmente, ideias subversivas aparentemente inocentes, mas que tem um peso moral inimaginável.

            E Pai Jacó explica ao Dr. Inácio por intermédio de D. Querubina o que seria exus. Vejamos: “Exus, meu filho, são espíritos que se devotam ao Mal; são aqueles que, infelizmente, se fazem discípulos das Trevas!…”. Como existem espíritos maus fora e dentro das fileiras da Doutrina Espírita. Poderemos encontrar os Exus dentro das suas entrâncias, subjugando muitos através da lábia venenosa, da pureza doutrinária que mais das vezes se promiscui ante seus mentores.

            E como é de praxe, para fortalecer meus humildes comentários dessa semana vou deixar esse pensamento de Emmanuel que ilustra a necessidade urgente para rever conceitos não nossos, muitas vezes distante da verdadeira averbação doutrinária, mas sim da pureza que o Espiritismo encerra. “O espírita age sem paixões partidárias, em assuntos políticos, embora esteja atento aos deveres de cidadão que o quadro social lhe preceitua”. Livro da Esperança. Com ele e comigo, Caro Leitor Amigo?

24/10/2022 – Até a próxima quarta-feira pessoal. Muita paz.

Aécio César Aécio Emmanuel César
Médium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via