Entre no canal

Senhoras e Senhores,

            Gênios Satânicos… Eles, por fim, existiriam para você? Foram criados à parte da Criação Divina ou se tornaram Senhores das Sombras por questão de escolha, de livre-arbítrio? Já fomos um deles? Mesmo através da Lei do Esquecimento nos privar de saber quem fomos, observando o que pensamos, falamos e agimos, poderemos analisar quem somos nós hoje. Uma grande maioria de adeptos de várias religiões inclusive muitos confrades e confreiras, sequer falam seu nome; outros por sua vez, dizem cair as vibrações quando estudados. Mas é fato que deveremos, sim, estudar suas artimanhas, suas táticas, para sabermos com quem estamos lidando. Eles assim não fazem conosco?

            Observo que muitos não gostam de títulos e assuntos desse gênero. Respeito o posicionamento de cada um. Só que sigo uma sequência de capítulos que não posso pular nenhum deles, principalmente o livro que ora estamos comentando.

            O livro “Libertação” nada mais é que o resgate de Gregório governador da Cidade Estranha com o aval de Emmanuel. Com certeza se algo viesse a trazer certo desconforto espiritual a todos que o lessem, ele não deixaria com que André Luiz o escrevesse através da mediunidade do nosso saudoso Chico Xavier.

            Esses gênios satânicos existem sim e estão mais vivos do que o nosso precário entendimento espiritual possa imaginar. Eles estão à busca de novos “soldados” para obedecerem fielmente suas ordens através da sintonia. Talvez quem saiba no momento em que você esteja lendo esses meus comentários, alguns deles, pelos fios do pensamento, está fazendo de tudo para você não saber de certas coisas que aqui coloco dando a cara a bater se eu estiver errado. Tudo que aqui coloco desde quando iniciei esses comentários em 2008 com o livro “Nosso Lar”, com certeza são abalizados com muito estudo e determinação, esperança e critério diante de críticas malsãs que mais e mais me fortalecem para continuar.

            Trocando em miúdos, vamos ao que nos interessa. Gúbio informa a André Luiz através do livro “Libertação” no seu capítulo IX pela mediunidade de Chico Xavier a respeito do tema dessa semana. Vejamos: “A história de gênios satânicos atacando os devotos de variados matizes, é, no fundo, absolutamente verdadeira”. Como podemos observar aqui, não sou eu quem está dizendo não é mesmo? E por qual motivo eles atacam os devotos? Saberiam explicar? Falta de fé? Descontrole dos pensamentos? Ou, digamos ignorância entre uma e outra?

            Infelizmente o que mais acontece é que as religiões existentes deixam seus fiéis à deriva de dúvidas não sanadas ou com comentários dúbios que mais se perdem do que acham um questionamento mais seguro e que poderiam, sim, ser melhor dissecados em reuniões de estudo e em palestras. Por que não?

            Durante meu percurso na Doutrina Espírita até hoje, nunca ouvi nenhum palestrante aprofundar em assuntos em que o mal é o dono da vez. Para muitos seguidores do Espiritismo, não se pode falar de Trevas, demônios, Umbral. Já fui até chamado a atenção, tempos atrás por dizer mais coisas das sombras do que da Luz; de colocar imagens pesadas nas minhas colunas. Vale ressaltar que nunca poderei falar de Gregório ou do Torquemada colocando fotos de Chico ou de Alan Kardec !?!?

Vale lembrar àqueles que carinhosamente leem meus comentários semanais sem nenhum ônus de imposição, que os assuntos aqui tratados seguem uma dinâmica de assuntos contidos nos livros em andamento. Muitos leitores, porém, usam das muletas das polêmicas, das intrigas intestinas, dos vetos em determinados assuntos por mim tratados – vejam onde chegamos – que mais afastam do que unem. E é isso que esses gênios do mal mais desejam. Ver o circo pegar fogo. E como tem fieis desavisados apesar que supostamente dizem estudar, colocando, sim, mais gasolina na fogueira do personalismo vulgar.

Vejamos outra citação: “A aquisição de fé, por isso mesmo, demanda trabalho individual dos mais persistentes. (…) o serviço real que nos cabe não se resume só a palavras”. Sempre digo isso. Muitos palestrantes se inflamam nas passagens evangélicas sempre direcionando o trabalho para os que se encontram na plateia. Nunca para eles próprios. Falar de Jesus é sempre bom para o nosso coração; ressaltar o bem é maravilhoso pra a nossa alma; mas, se não tivermos iniciativa de auxílio, de amparo, de calor humano na prática da Caridade, essas doces e melodiosas palavras se transformarão em flores artificiais em cima de uma mesa qualquer.

Como podemos observar na citação acima, a fortaleza da nossa fé se resume em exclusividade ao trabalho individual, ou seja, fazer a nossa parte no desempenho do verdadeiro cristão – que ainda não somos – através de práticas de fraternidade. Lembro-me aqui que o Espírito de Verdade disse que “Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo”. Belíssima frase, não é mesmo? O que poderemos tirar disso é que sem amar uns aos outros praticando a Caridade em todos os seus expoentes de luz que dela emana, toda palavra mesmo profunda em sentimentos dita, será carregada pela ventania da desilusão, da decepção, do remorso. A instrução vem por sua vez concluir o alicerce do legítimo cristianismo redivivo ensinado pelo Espiritismo. E pergunto: Estamos esperando o que para iniciarmos nossa transformação moral e darmos nosso testemunho como cristãos fidedignos que pensamos ser?

Outra citação que com certeza passou em branco de muita gente é essa: “É nos atritos da marcha que o ser se desenvolve, se apura e ilumina. Não obstante a tendência, EM GERAL, – grifo nosso – é a de fugir aos conflitos da senda”. Corretíssimo. Muitos de nós fugimos de temas que na grande maioria se tornam polêmicas não por que o sejam, mas por causa da ignorância que fazem com que se tornem. E mais uma vez afirmo: É isso que os gênios satânicos mais querem e muitos se regozijam da vitória por que muitas vezes eles nem precisam interferir para tornar essa nossa bagaça ideal.

E para finalizar esse meu comentário da semana vejamos o que Gúbio diz a respeito de tudo que aqui escrevi: “Temos aqui grande quantidade de crentes titulares, mas muito poucos amigos do Cristo e servidores do bem”. Com certeza, com essas palavras desarmaram muitos bacanas do Espiritismo que se acham, não é mesmo? Você estaria entre eles, Caro Leitor Amigo? Não, né? Mas pode estar sim….

13/10/2022 – Até a próxima quinta-feira pessol. Muita paz.

Aécio César Aécio Emmanuel César
Médium de psicografia desde 1990, tarefeiro espírita na cidade de Sete Lagoas/MG.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via