Entre no canal

RETICÊNCIAS

As reticências são, na escrita, a sequência de três pontos () que podem ser usados no início, no meio ou no fim de uma frase. Marcam uma interrupção (hesitação) do pensamento. A palavra “reticência” provém do latim: “reticentia”, que significa “calar algo”, ou seja, omitir uma coisa que se podia dizer.

Os pontos de reticências empregam-se para indicar:

  1. movimento ou continuação de um fato.

    Exemplo: para muitas pessoas, a vida passa efêmera e vazia ;

  1. a suspensão ou a interrupção de um pensamento.

    Exemplo: ele foi depor, mas não sabemos o por quê manteve-se calado; pois a Lei (ora a Lei ) benévola permitiu-lhe ficasse calado;

  1. uma citação incompleta.

    Exemplo: então ela ansiosa ficara aí quieta sem nada poder dizer;

  1. hesitação, surpresa, ironia ou tristeza numa frase ou num período.

   Exemplo: ele, em reunião secreta pactuou com ela para que viesse a  público e , sorrateiramente , afirmasse que ele fora vítima de uma grande injustiça ….

[vivencia-inside-news]

COLCHETES

Colchetes são estes sinais de pontuação [  ] que intercalam, num texto, observações que não fazem parte dele. Podem ser usados para:

  1. referenciar a etimologia de palavras.

    Exemplo: Evangelho [do grego Euaggélion “boa nova”; pelo latim, Evangeliu], que significa a Doutrina de Jesus, ou seja, cada um dos quatro livros principais do Novo Testamento;

  1. indicar omissões, fechando reticências, na transcrição de um texto.

    Exemplo: “é homem de sessenta anos feitos [], corpo antes cheio que magro, ameno e risonho” (Machado de Assis).

 

Assista, no youtube, à palestra “Tudo que falamos, pensamos, sentimos… interferem no meio ambiente” (6:47 min), de André Trigueiro (30/07/1966), ambientalista e palestrante renomado. Pelos nossos pensamentos e sentimentos, irradiamos e plasmamos em nossa psicosfera qualidades vibracionais que fazem toda a diferença na nossa vivência e na do meio ambiente. André Trigueiro atuou, de 1996 a 2012, como repórter do Jornal “Globo News”, onde produziu, roteirizou e apresentou programas sobre a temática socioambiental. É autor de diversos livros e merecedor de valiosos prêmios sobre a temática “Geopolítica Ambiental”.

 

 

Antonio Nazareno Favarin Antonio Nazareno Favarin
Professor de Português, Revisor de livros de São José dos Campos-SP.

Link Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share via